Monday, September 08, 2008

Mais um ano...



e sempre a piorar...
em tudo!
nada reconfortante a visão do que aí vem...

100mil que eramos.. e de nada nos serviu.

Há uma pergunta que me martela todos os dias cá por dentro:
"Mas como é que ainda há gente que se inscreve nos cursos para ser professor?!"

Um paralelepípedo em cima da minha mão, no dia em que me inscrevi para tal, era o que eu merecia...

Um engenheiro é o Senhor Engenheiro!
Um advogado, é o senhor Advogado!
Um arquitecto...
Um professor... é um nada hoje em dia!

Nada no poder de compra.
Nada no reconhecimento, valorização ou respeito pelo seu trabalho.
Nada nas condições..
nada!
mas um tudo na boca dos moços, dos pais dos moços e da sociedade que ainda diz que somos uma classe priveligiada com muitas férias!

Vocês por acaso perdem um dia de férias por chegarem 5 minutos atrasados de manhã?
E se demorarem mais 5 minutos do que têm direito na hora de almoço?
Ou no intervalo?
E se tiverem só que ir ali pôr o carro na oficina?
Ou.. se furarem um pneu a caminho do trabalho?
Ou se ficarem presos no trânsito?
Ou se vos morrer um amigo?
Ou se quiserem ir ver alguém ao hospital?
Ou.. ou.. ou...

Nós sim!

Sabem quantos dias a senhora Ministra nos dá para podermos usufruir "da benéce" de descontar imprevistos destes em dias de férias por ano lectivo?

CINCO!

Mas se o fizermos, se tivermos cinco motivos que nos levem a utilizar o artigo tão invejado para descontar no tempo de férias, com isto da avaliação (sim, entrou em vigor o novo modelo de avaliação) sabem o que acontece? Já não temos o Excelente, nem o Muito Bom e com sorte nem sequer o Bom necessário à progressão na carreira...

Ah e quanto a atestados, ... Só os do médico de família! Se ele for de férias ou adoecer é um sarilho!


Vocês por acaso têm liberdade para pôr férias fora do mês de agosto?

Nós não!

Ah.. e quanto às férias do Natal.. só para que conste:
Quando os miúdos entram de férias, nós professores ficamos lá em reuniões de avaliação! Para sairem as pautas com as notas da criançada, são precisos pelo menos (MíNIMO) mais 4 dias para quem como eu tem 8 Turmas!!
Este ano as aulas acabam a uma quinta...
Ora contem comigo: Sexta, reuniões 1º dia, segunda 2º, terça 3º e quarta, o tal 4º dia (MÍNIMO!!) não é por acaso véspera de natal?!

É.

Parece-me bem.

venham daí os moços! Que no meio dos papéis e das barbaridades novas quanto a legislação até me esqueço que para a semana já os tenho a cantar para mim todos muito bem comportados!

4 Comments:

Blogger Untitled said...

Embora seja simpatizante da esquerda,este governo assemelha-se mais a uma politica de direita, enfim...já não ficam lá mto tempo acredita!

2:21 AM  
Anonymous Anonymous said...

"um mundo ao contrário" lá diz a canção
boas aulas tb pa ti moça!

2:42 PM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Trabalho mesmo ao lado do min.educação e vejo todos os dias a dita senhora!emproada, sempre com má cara...estupida!

um bjo e força

10:55 AM  
Blogger Brisa said...

Também não sei como é que alguém ainda se mantém como professor... Se não for gosto por aquilo que se faz, então não sei que força vos move!

5:30 PM  

Post a Comment

<< Home