Wednesday, May 16, 2007

Pretty women

É daqueles filmes que me tocaram cá dentro
Tive uma fase em que o via todos os dias, todos.
Já soube as falas todas de cor.. e bebia cada palavra como se as ouvisse pela primeira vez.
Ontem, quando me fui deitar, acendi a televisão e lá estava ele a dar no canal hollywood.
Não fui capaz de desligar e assisti mais uma vez..
Há frases que me ficam cá dentro.

"People put us down and we star to believe it"
"Bad stuff is easier to believe"

Sim, ao longo da vida há vários momentos em que somos bafejados com comentários ou atitudes menos positivas, em que o puxar para baixo é mais forte do que o levar para a frente..
E por muito que os outros nos queiram ajudar ou não.. está em nós a força para retirar aquilo que precisamos para seguir em frente..
A Sabedoria de não permitir que nos afectem as opiniões alheias, ganha-se nas quedas do caminho..

O momento do filme que mais me marcou ontem, contrariamente ao que tinha acontecido no passado.. foi a altura em que ela recusou a proposta dele..
"i've arrange for you to have a car and a great condom.."

Quantas vezes?
Quantas vezes aceitamos este tipo de propostas e ainda nos convencemos que tivemos muita sorte..
Quantas vezes nos contentamos com menos do que realmente queremos?
Quantas vezes nos desvalorizamos por medo de não vir a conseguir melhor.. ou por medo de perder o pouco que é nada que se tem?
Claro que isto é filme, e que com ela resultou.. mas não é o acontece também na vida real?
Quanto daquilo que não se conquista é culpa nossa por não nos conseguirmos manter fieis ao sonho original?
Por irmos condescendendo...
por deixarmos que o sabor amargo das perdas nos mate a fé no porvir..
por deixarmos que outros acomodados à vida nos arrastem também para uma vida sem sal dizendo: que é mesmo assim!

"Who did it worked out for?"
"Oh my God the pressure of a name.."
"Cindyfuckenrela!"


Às vezes já nem nos lembramos de sonhar.. outras vezes achamos que o deixar de sonhar e aceitar a vida como ela é, é sinal de maturidade.. talvez.. mas o deixar de sonhar impede-nos de fazer por.. de assumir que queremos..

cá dentro.. agrada-me sonhar.. e sonho muito!
infantilidade ou inocência não sei
mas eu sonho alto!
e nos salpicos diários das pequenas conquistas agrada-me o sorriso que não evito e o brilho que me enche o olhar..

"Everybody have a dream!"
"What's your dream?"

36 Comments:

Blogger Peg solo said...

tb revi partes... ontem. tao mais novos os 2. os actores. e o conto de fadas, nunca tinha pensado nele. acho q tb quero!

2:52 AM  
Blogger CANHOTO* said...

Confesso que não partilho a mesma paixão pelo filme, mas concordo com a tua leitura e com os estimulos q o filme te provoca...
É preciso (é vital) manter e fazer por manter o(s) sonho(s)bem vivos! Alimentá-los para não perderem força nem pózinhos de magia...
Mas tb é importante aprender a vibrar com as "vitórias" diárias. Sem esses rebuçados energéticos (boas energias) corre-se o risco de vivermos eternamente insatisfeitos, ao melhor estilo do Poeta melancolico.
Sonha!
Usa cada dia e usufrui de cada segundo;)
Já dizia a canção:
"A vida é bela! Nós é que damos cabo dela" :)**

12:16 PM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Só tenho pesadelos. Eu sou um pesadelo Poca.
Bom dia e um abraço.

12:21 PM  
Blogger mixtu said...

excelente a relação com o filme, a tua dissertação...

o filme , é leve, bonito...

abraço com dois braços :)

3:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

O sonho só vale a pena se for sem restricções, com toda a plenitude do que mais desejamos, deixar se sonhar e ser mais um conformado não é sinal de maturidade é sim sinal de burrice, porque é abdicar de viver para passar a existir.
Nunca deixes de sonhar...
Beijinhos:)

7:09 PM  
Blogger Maariah_r said...

Poca, neste momento atrevo-me a dizer que prefiro o teu post ao filme.

Está fantástico!!! Também vi o filme algumas vezes, não o tenho por um filme muito importante para mim, mas gostei dele. E recordo-me de algumas frases que aqui assinalas:

"Bad stuff is easier to believe"

"Who did it worked out for?"
"Oh my God the pressure of a name.."
"Cindyfuckenrela!" - aqui consegui visualizá-las à beira da piscina.

Não devemos e não podemos mesmo contentarmo-nos com menos do que realmente queremos.

Sonhar é importante. "What's your dream?" - [estou a ouvir a música...]

10:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

"cá dentro.. agrada-me sonhar.. e sonho muito!
infantilidade ou inocência não sei
mas eu sonho alto!
e nos salpicos diários das pequenas conquistas agrada-me o sorriso que não evito e o brilho que me enche o olhar.."

Identifico-me especialmente com esta parte... Concordo plenamente e sou igualzinha!!!
Venham os sonhos e não um ajoelhar e dizer Amén!

Somos capazes de melhor!!

Beijinho Poca =^.^=

10:18 PM  
Blogger mixtu said...

... com dois lábios :)

alma, almas...

10:42 PM  
Blogger Kalinka said...

Everybody have a dream...
eu também sonho, e que bem faz sonhar, alto, baixo, a dormir ou acordada, o que interessa é ter a ousadia de ainda «sonhar».

Homens compram jornais na tabacaria da esquina, antes de subirem a Rua do Alecrim. Na loja onde se vende o bacalhau, havia barricas de sangacho, castanhas piladas, grão de bico ao litro e peixe seco.
Avisto o edifício da Câmara de Lisboa, belo e limpo, a fachada toda branquinha e trabalhada; chegamos à Praça do Comércio e entra na Rua da Prata, está prestes a terminar a minha aventura no eléctrico da carreira 15.
Tenho saudades desses instantes suspensos, sim, mas do que tenho mesmo saudades, é de me sentar no chão. Não no muro à beira do caminho, não na pedra à sombra da acácia, mas no chão mesmo.
É isso «saudades de Africandar»…

Beijitos.

12:14 AM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Quantas e quantas vezes...

e nos salpicos diários das pequenas conquistas agrada-me o sorriso que não evito e o brilho que me enche o olhar..

Só por isto viver vale a pena.

bjos

9:02 AM  
Blogger Desassossego said...

Poca, faz tanto tempo que não te lia.... tanto tempo... e nos entretantos permiti-me voar e voltei a sonhar... sim sonhar é preciso manter a chama acesa, é preciso acreditar....
Quanto ao teu texto é mais uma mensagem de esperança e de vontade, daquelas que por vezes sem percebermos nos chegam através de filmes, músicas ou até trazidas pelo vento...
Beijo doce...

9:50 AM  
Blogger Juℓi Ribeiro said...

Concordo plenamente com você!

O sonho e a esperança,
nos dão força
para lutarmos.
Nos impulsionam
a coquista
de nossas vitórias
e realizações.

Adorei tua descrição
e a maneira talentosa,
bela e sensível
com que conduzistes
tua postagem.

Na minha vida
sempre haverá lugar
para os meus sonhos...
Beijo.*Juli*

10:22 AM  
Blogger Sea said...

os sonhos valem pelo que valem.
o embate com a realidade desfaz toda essa perspectiva.
hoje,acho que não nos devemos contentar com migalhas, pedaços atirados à laia do momentâneo.
gostei de te ler.

beijo grande

10:31 AM  
Blogger PintoRibeiro said...

Yep. Bom dia, ruidoso! Bjinho POca.

10:53 AM  
Blogger Amaral said...

"Às vezes já nem nos lembramos de sonhar.. outras vezes achamos que o deixar de sonhar e aceitar a vida como ela é, é sinal de maturidade.. talvez.. mas o deixar de sonhar impede-nos de fazer por.. de assumir que queremos..."

Continuar a sonhar leva-nos a lugares que nem sempre sabemos explicar!
E ainda bem! Saímos da realidade racional e visitamos uma realidade nova, que só o nosso Eu mais profundo sabe endenter!

12:30 PM  
Blogger bonifaceo said...

O filme também não me diz muito, vi duas vezes, há muito, muito tempo.
Quanto aos sonhos... há que alimentá-los, sempre com os pés assentes na terra, e se nem sempre procuramos o máximo que pretendíamos, ora por medo ora por outra qualquer coisa, as pequenas conquistas também nos vão satisfazendo, mesmo que sintamos que não era exactamente aquilo, eu pelo menos, acho que mais vale pouco que nada...
Beijo.

5:59 PM  
Blogger kolm said...

Olá Poca...
Só mesmo para deixar um sorriso grande...

7:18 PM  
Blogger vida de vidro said...

Esse filme dá na televisão milhares de vezes. Exagero, claro... :) Gostei das tuas considerações. Devemos exigir o que merecemos. **

10:36 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bom fim de semana, bjinho,

10:39 AM  
Blogger Elisheba said...

Olá!Gostei muito da tua introspecção.Muito certa, muito madura.


Continua a sonhar.Se conseguires visualisar e desejar fortemnte n coração já vais a meio caminho de alcançar!!

Sucesso....deepfeelingsssssssss

12:28 PM  
Blogger Alberto Oliveira said...

... já vi o filme e recordo-me da cena em que ela recusa o carro e o apartamento que na verdade pretende ser o momento alto (ou a moral) de uma história que deveria ter o título "Um Conto de Fadas".

Mas as tuas considerações sobre a nossa falta de exigência na vida real (estou a generalizar) estão correctas e são um dos factores que mais concorrem para a descaracterização de um povo.

Óptimo fim de semana!

12:05 AM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Um bom fim de semana e um abraço

5:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

É mesmo um belo filme que também gostei.

"Everybody have a dream!"
"What's your dream?"
o meu é viver!!! O resto... vem por acréscimo!!

12:01 PM  
Blogger Alien David Sousa said...

Fucking brillant!
Adorei este teu texto Poca.


O teu texto agarrou-me logo aqui:

"E por muito que os outros nos queiram ajudar ou não.. está em nós a força para retirar aquilo que precisamos para seguir em frente.."

Porque é realmente verdade. Não é uma frase feita. Quantas vezes damos por nós em baixo e recorremos aos nossos amigos, ou eles percebendo que não estamos bem tentam ajudar e de nada adianta. Porque eles não detêm as respostas. Essas somos nós que as temos de procurar, e só nós conseguimos ter força suficiente para sair do fundo do poço. Não há ninguém que o consiga fazer por nós.

"I can make it alone"
Não é de um filme , mas de uma canção.

É preciso ter esta atitude, apesar de termos de ter sempre em conta, que para percorrer o caminho ninguém consegue "to make it alone". Precisamos dos outros, sim. Há alturas em que uma mão amiga nos pode ajudar bastante, mas a nossa força interior tem de desempenhar o seu papel, e depois agarrar essa mão.


"Quantas vezes nos contentamos com menos do que realmente queremos?
Quantas vezes nos desvalorizamos por medo de não vir a conseguir melhor.. ou por medo de perder o pouco que é nada que se tem?"

Acontece. E muito. Por esse mesmo medo de que falas de ser perder o pouco que se tem. O filme, é um filme como o disseste. Mas na vida real, muitas pessoas aceitariam determinadas coisas, talvez não tanto pelo menos de perder o que têm, mas para obterem algo melhor para as suas vidas.
É preciso olhar para a nossa realidade e ver que há muita miséria à nossa volta. E as pessoas são condicionadas por esta realidade.


"Quanto daquilo que não se conquista é culpa nossa por não nos conseguirmos manter fieis ao sonho original?"


Às vezes os sonhos, são só sonhos. Para muitas pessoas se o manterem-se fieis ao seu sonho original seria um desastre. Dou-te um exemplo: imagina aquele pai de família com 45 anos que tem 3 filhos e que sonha com uma carreira tipo a do Emanuel. Sonha em vir a alcançar esse objectivo, enquanto a mulher é quem traz o pão para casa. Ele anda pelas feiras a cantar, quando consegue cantar em algum lado. Chega uma dada altura em que este homem, aos 45 anos tem de encarar a vida como ela se lhe apresenta. Ele não está a singrar no mundo da música. Anda há dez anos naquilo e nada. Não estará na altura de cair em si e lutar pela sua família e desistir desse seu sonho original?

Há sonhos e sonhos.

"Às vezes já nem nos lembramos de sonhar.. outras vezes achamos que o deixar de sonhar e aceitar a vida como ela é, é sinal de maturidade"

Acho que devemos sonhar. Mas sendo realista. O sonho tem um prazo de validade.

Eu sonho, mas se calhar pela minha idade, e devido à minha realidade esse sonho pode estar mais perto do que o do senhor de 45 anos que AINDA pensa que vai ser famoso.

Não sei se entendes o meu ponto de vista?

Eu também acredito que não nos devemos ACOMODAR. Somos jovens, acomodar? Já? Sonhar sim.

Agora, "o sonho comanda a vida" é bonito mas infelizmente este não está acessível a todos. E aí há que saber lidar com a realidade.

São os dois lados da moeda Poca.

Mas isto sou só eu ;)
p.s gostei mesmo deste texto, acho que se nota por este testamento que escrevi.

4:51 PM  
Blogger SÓNIA P. R. said...

Adoro o filme. Bjinho Poca.

11:01 AM  
Blogger Sea said...

beijo grande Poca e um ´ptimo início de semana.

11:54 AM  
Blogger Débora Azevedo said...

E necessario abrir os olhos e perceber que as coisas boas estao dentro de nos, onde os sentimentos nao precisam de motivos nem os desejos de razao. O importante e aproveitar o momento e aprender sua duracao, pois a vida esta¡ nos olhos de quem saber ver"
Há qt tempo......

8:23 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Boa noite, um bjinho.

7:57 PM  
Blogger Sea said...

passo para te desejar um óptimo fds, apesar de estar chuvoso.

10:22 AM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Passei para desejar um bom fim de semana.

10:38 AM  
Blogger Cusco said...

Olá!
Bom fim-de-semana!

Bj

5:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Este filme é lindo, uma estória simples... dois grandes actores, deixo o meu abraço...

5:56 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bom fim de semana Poca.
Só trabalho, espero.
Bjinho.

1:11 PM  
Blogger pé descalço said...

poca

Tive uma professora de sociologia que me disse um dia:
"A vida sem um sonho nunca o chegará a ser"

E estava coberta de razão, não era que eu não o soubesse na altura, mas a imaturidade própria da idade por vezes não nos deixa ver mais longe. E por isso tal como tu tãmbém eu sonho, continuo a sonhar e oxalá nunca deixe de poder fazer... não tanto pela sensação momentânea do prazer retirado da materialidade das coisas mas mais pela satisfação de ter atingido determinado tipo de objectivos traçados previamente e de ter conseguido ser igual a mim próprio nos momentos de maior exigência a qualquer nivel...

Bjs
e nunca deixes de sonhar

6:08 AM  
Blogger Serenidade said...

Poca,
adorei ler-te, as tuas reflexões tocaram-me bem cá no fundo da alma, concordo com elas, sem dúvida... O momento do filme a que te referes lembro-me muito bem e também me recordo de como eu o vivi, da última vez que vi o filme, lembro-me que pensei "porque será que muitas vezes não temos coragem de dizer "não" quando achamos que não é suficiente, que não será o melhor caminho, e acabamos por dizer "sim" por medo de não termos novas oportunidades, por medo de ficar sós, por medo de sentir solidão!"
No meu caso o filme que em adolescente via e revia, sabia o texto dos personagens e até os passos de dança:) foi o "Dirty dancing" :):):)
Ainda hoje dou por mim, muitas vezes, a cantarolar as músicas :)

Serenos sorrisos

1:40 PM  
Blogger the acrobat said...

This comment has been removed by the author.

6:06 PM  

Post a Comment

<< Home