Thursday, April 19, 2007

Alô rádio macau!


Curiosamente neste preciso momento ainda estou a tremer com a adrenalina!
Têm sido vários os momentos em que sinto que o caminho é por aqui. "This is it!" (como canta a Björk!)
Passo a explicar..
Todos temos sonhos.. e todos ao longo da vida vamos arrajando defesas para nos mentalizarmos de que não se pode ter tudo... e de que há caminhos que por muito que gostassemos, não poderemos percorrer (a não ser em sonhos.. claro!)
Hoje vou contar-vos como tem sido o desenrolar de um sonho que nunca cheguei a ter...

A poca que vocês lêm por aqui, escreve desde os seus treze anos.. mas nunca partilhou os seus textos com ninguém. Porque a escrita para mim era (e é) tipo um desabafo.. uma necessidade.
A poca que vocês "ouvem" por aqui, desde miúda que gosta de cantar.. e delirava com todos os concursos de tv onde apareciam pessoas "normais" a cantar. Lembro-me inclusivê, de um dia, ao assistir ao portugal dos pequenos cantores na figueira da foz (pela tv claro) perguntar à minha mãe: "Porque é que eu não estou ali?!" Sendo que a resposta qualquer coisa do género: "Porque moramos no algarve" ou "Porque aquilo são tudo filhos de gente conhecida e importante"...

Lá por casa nunca ninguém me levou a sério em relação a isto de cantar.. então o cantar era mais uma cena minha.. como o escrever.
Até que um belo dia de novembro do ano de 2004.. mostrei um dos meus textos a um colega de escola...
Passado uns dias, o tal colega chamou-me ao auditório da escola, fez-me sentar na plateia e.. cantou para mim.
A sensação foi meia esquisita.. ouvir alguém cantar aquilo que sinto.. aquilo que sou.. ainda por cima um homem!
Depois ele disse-me para ser eu a cantá-la. E assim surgiu a primeira música: "The big dream".

A segunda veio logo a seguir.. como que numa experiência para ver se aquilo era mesmo assim tão fácil.. dar som a palavras escritas.
Tínhamos nós acabado de fazer a segunda música e leio numa daquelas publicidades de casa de banho: "TMN BANDAS DE GARAGEM - envia duas músicas originais e um cover"..
Bem.. ler aquilo.. numa altura em que tínhamos acabado de fazer a segunda música..
fiquei eléctrica! bora, Bora BORAAAAA!

Corremos tudo à procura de sítio para gravar as músicas.. o cover foi o mais fácil de arranjar. Eu na altura andava apaixonada pelos Nouvelle Vague, nomeadamente a "in a manner of speaking". Mas gravar apresentou-se-nos como uma tarefa deveras complicada. Os estúdios onde fomos, pediam 250€ por cada música!
Decidimos esquecer os estúdios à séria e gravamos nós com um computador e um microfone.
Mandámos... esperámos.. e ligaram-me dia 1 de abril de 2005: Foram seleccionados!!! (não era a brincar!!)
Das 161 bandas que concorreram, nós estavamos entre as 20 seleccionadas!!
(Nem vos vou contar a nossa figurinha quando chegámos a lisboa com a minha guitarra da catequese que nem sequer tinha o buraco para enfiar o cabo!!!)
Mas pronto.. aquilo foi o motor de arranque, para continuar a fazer mais músicas e ir cantando nos jantares de amigos..

22 de abril é o meu aniversário e decidimos que iriamos levar a guitarra para o jantar e cantar as 7 músicas que já tínhamos... os nossos amigos e colegas apoiavam-nos muito e todos queriam ouvir.. já cantavam e tal.. ao ouvir dizer que iriamos cantar no restaurante.. toda a gente dizia que também queria ir.. nem que fosse depois do jantar... só que.. o restaurante só levava 30 pessoas.. e fechava à hora cinderela..

Ora como há males que vêm por bem e esta até é uma história de conquistas, lembramo-nos de ir perguntar ao dono de um bar onde éramos (somos) clientes assíduos e que costumava ter música ao vivo, "O Boomerang" em Vilamoura (e que até tinha o "Boom live" que era (é) um espaço grande tipo discoteca com palco e tudo.. só que na altura não estava a funcionar (ao que parece isto de bares com música ao vivo é coisa que não dá dinheiro cá pelos algarves).. Fomos falar com ele e perguntámos se ele não nos emprestava o espaço e tal.. ele que na altura até estava no meio do ensaio com a banda dele adorou a ideia.. e qual não é o nosso espanto, quando o guitarrista e o baterista dele se ofereceram para tocar connosco!!
Com ensaio no próprio dia do espéctáculo.. surgiu o primeiro concerto dos bubblebath! com palco luzes e públicooooo! Aquilo estava cheio!!
E eu amei! Parecia que era levada ao colo e que ao meu redor estavam nuvens de algodão doce!

Era uma sensação boa mas desconfortável ao mesmo tempo.
Porque nas letras das músicas.. está uma poca que no dia a dia não se mostra.. e no rescaldo daquele concerto fica-me ainda na memória os olhares de todos.. meio embasbacados..
Havia quem não soubesse que eu gostava de cantar.. havia quem não soubesse que eu escrevia.. e de todos os cometários feitos no pós concerto, aqueles que mais me marcou foi sem dúvida: "Eu não sabia que tu sentias!" (feito por uma colega da escola)

Pessoal a história já vai longa.. mas o certo é que se me pusesse a contar tudo o que aconteceu nunca vos conseguiria passar a sensação de: "magic"

Janeiro de 2006 noutro momento de magia surge o segundo guitarrista e o baterista de uma assentada.. juntamente com sala de ensaios e o pacote todo que transforma uma cena caseira numa banda à séria!
Com a entrada destes novos elementos.. ganha-se em consistência.. mas perde-se um bocadinho do caminho inicial.. eu queria uma cena mais à portishead, os outros eram do metal...
Acho que nos encontrámos num meio termo que nos agrada a todos.. e crescemos juntos.. ao mesmo tempo que nasceu a sonoridade bubblebath..

Março de 2006 concorremos a um concurso de bandas local.. chegamos à final.. e ouvir pela primeira vez o público a gritar: bubblebath! bubblebath! bubblebath! é uma recordação que até hoje me arrepia e me faz esboçar um sorriso...

O baixo apareceu em maio de 2006 e a banda finalmente ficou completa! Começámos a gravar a primeira maquete no verão.. (sim, a que ficou pronta o mês passado..)

Daí para cá.. um produtor a sério interessou-se por nós.. voltámos a entrar em estúdio... e ao mesmo tempo, os bubblebath saem da garagem e aproximam-se dos palcos...

Não sei se conseguem ter ideia do que é ler o nosso nome em cartazes espalhados pela cidade.. ou se conseguem perceber a euforia que me invade quando ao ir de carro me ouço pela primeira vez a cantar na rádio!
Apetecia-me abrir as janelas do carro e gritar bem alto: "Ei! Bubblebath está a passar na rádio!!"

Hoje, há bocado... antes de começar a escrever este post... ligaram-me da rádio Macau. Sim.. a rádio DE Macau. Aquele país no outro lado do mundo, que tem vizinhos com olhos em bico.
Daqui do meu cantinho.. toda a tremer.. dei a minha primeira entrevista e até fiz aquele Jingle: "Olá, eu sou a Natércia dos Bubblebath e estou com vocês na Rádio Macau!" :)

Aos resistentes que conseguiram ler o texto até ao fim.. um grande beijo e uma frase de uma canção dos Naifa que curiosamente me vem à cabeça em momentos como este: "os milagres acontecem... "

para mim.. a única coisa que vos posso dizer é.. aquilo que vejo acontecer-me são realidades que nunca me atrevi a sonhar!!
uma dica para quem quer saber mais e ouvir... basta procurar por bubblebath nos meus links ;P e Sim também já temos myspace ;)

40 Comments:

Blogger Sea said...

E é aquilo que nem nos atrevemos a sonhar, que se transforma na melhor realidade.

voa, minha querida e acredita que podes chegar lá e aí permanecer. está tudo dentro de ti, está um pouquinho disso, neste texto :)

beijo cheio de força e quero ir sabendo mais notícias. fantástico!! :D:D
(é que estou mesmo contente! caramba! não te conheço, adoro música, letras de músicas, de escrever e fico feliz por ver alguém que nem conheço, mas por quem tenho uma grande estima, a realizar-se assim).

P.S.: sou a 1ªda lista, para ter cd autografado pela Natércia dos Bubblebath!! :D

9:57 AM  
Blogger Vício said...

li até ao fim com um sorriso!
é bom quando coisas desse tipo nos acontecem! daquelas que, apesar de as desejarmos talvez as julguemos fora do nosso alcance e de repente estão ali na nossa mão...
nunca vos ouvi mas pelo que aqui dizes ainda bem que escreves, cantas e sentes! ;)


em relação à minha eleição la no meu blog, aquilo é para meter na coluna lateral do blog e depois eleger 5 novos blogs que te façam pensar a ti (claro que só se tu quiseres!)

Olá, eu sou o Vício e estou com vocês no blog da Poca! :D

10:14 AM  
Blogger Just Me... said...

Parabéns e muitas felicidades...

:-))

ps: Gostei do teu cantinho...

10:18 AM  
Blogger PintoRibeiro said...

Velha amiga, a Xana...
Bjinhos Poca e dá-me lá mais umas pistas. Se quiseres, claro!

10:42 AM  
Blogger Sol said...

Há sonhos de outras pessoas que, por irmos acompanhando, quase os sentimos como nossos. Fico muito, muito feliz! ;)

10:49 AM  
Blogger Šaяa said...

Enaaaaa!!!
Fico muito feliz por ti!!
Espero que cheguem ainda muito mais longe! Muita força e continua sempre, que os sonhos podem ir muito mais alem da realidade ;)
Beijinho grande :*

12:01 PM  
Blogger Miguel said...

o que tens de pensar é que tudo é possivel quando se tem qualidade e se trabalha para as coisas acontecerem!
A realidade é bem cruel e não se contempla com sonhadores, se o sonho não tiver consistência nada o tornará realidade.
qual milagre qual quê, tens é de aceitar que vocês são os maiores!!!! ;)

12:45 PM  
Blogger inBluesY said...

um enorme sorriso, é o q tenho neste momento, a m/area é diferente mais loww profile mas sei bem o q é conseguir alcançar algo q sonhamos apenas.

muito muito bom.

e é bom ver que portugal ainda vai pegando em projectos como o vosso., pois nem todos o conseguem.

1 enorme bj e como dia a Sea é com algum carinho que se le este texto por alguem q apenas leio.

6:05 PM  
Blogger Azeitoninha said...

Linda:

PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS :)

Estou super contente por vocês :):):)

Nunca devemos desistir dos sonhos, quando menos esperamos lá está algo que nos faz feliz :)

PARABÉNS :)

Quero ver o teu concerto no Porto, já tens ua fã cá no Norte :)

Bjinho lindona e PARABÉNS :)

6:54 PM  
Blogger Maariah_r said...

Estou feliz, como alguém aqui dizia os sonhos de outras pessoas transformados em realidade também nos deixam felizes.

Muito felizes.

Mesmo que não tivesses dito nada a meio do texto já eu pensava "vou ouvi-los novamente".

Só tenho pena de não saber se dia 5 vos posso ir ver. Perto estou mas nesse fim de semana não sei.

Força e continua a sonhar.

7:03 PM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

O PR já está em pulgas, eheheheh...eu digo-lhe que ele vai andar fora Poca.
Beijinho de boa noite.

8:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Os milagres acontecem sim:) acredita sempre, tou muito feliz por ti:)
Beijinhos:)

9:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sabes o que te digo?
Acho que após te ler.. e sim até ao fim ;) posso dizer que vou-me atrever a sonhar mais e cada vez mais ter esperanças de que afinal de contas... TUDO PODE ACONTECER!

Garanto-te que sim!
Podes crer!

Das músicas que ouvi acho que 2 .. gostei imenso...

Vá quando é que isso entra po emule para sacar umas músicas LOLOL

Quando sair em cd tenho a certeza que comprarei LOLOL

1ª beijoca =^.^=

9:57 PM  
Blogger Cusco said...

Venho desejar-te tudo de bom neste fim-de-semana que se aproxima.
Constou-me que fazes anos no Domingo! Sendo que estou certo deixo-te um antecipado beijinho de parabéns!
Até breve
SE DEUS QUISER

4:08 PM  
Blogger hole in my vein said...

boa... continuem o bom trabalho... imagino que estejas feliz!!! eu também tive um bloqueio da parte da família! quer no teatro quer na música, porque ao que parece, ninguém ganha a vida assim.... tinha de ter uma família assim!!!! humfffff....parabéns :)

5:35 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bom sábado, bjinho.

11:16 AM  
Blogger miak said...

É claro que li até ao fim. E sorri durante todo o texto. Fico genuinamente feliz. Pelo sonho, porque mereces...por tudo...

beijo.

2:01 AM  
Blogger Sea said...

surpresasinha para ti lá :)

beijoca

2:46 PM  
Blogger Maariah_r said...

Ouvi dizer (li) que hoje fazes anos. Muitos parabens!!!

6:01 PM  
Blogger SMA said...

Meus parabéns, pelo dia de hoje, feliz aniversario.
E parabéns pela pessoa que és e por aquilo que partilhas de ti.

Bjo doce

6:15 PM  
Blogger sonhadora said...

Amando, sonhando, sorrindo.
Beijinhos embrulhados em abraços

6:20 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Boa tarde e um bjinho,

6:36 PM  
Blogger Sea said...

e não é que feita loira, ontem, fiz a surpresa e não te dei os parabéns? DAH!
espero que tenha sido um dia em cheio.

beijo grande :)

8:02 AM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Feliz aniversario!

Gostei muito de saber que os teus sonhos se estão a tornar realidade.


bjos

11:11 AM  
Blogger bonifaceo said...

Pronto, com tanto comentário vou ser simples e directo, só posso dizer muito bem, e elogiar-te pelo sucesso.
Beijo.

8:22 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bjinho POca.

11:06 AM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Oláááá.....entrei de turno.
Abraço.

5:47 PM  
Blogger kolm said...

Muito mais não preciso de acrescentar... aos comentário acima colocados... muitas mais felicidades!!!

Kolm esteve aqui, com um sorriso do tamanho do mundo!!

6:02 PM  
Blogger Silver said...

ah que fantástico miuda. Yeeeaaahhhhhhh
(se escrevesses mais alguma frase, não conseguiríamos lêr!, he he) Bjiiiiinhes

7:18 PM  
Blogger Alberto Oliveira said...

Regressei agora de uma pausa blogsférica e começo por te dar os parabéns... atrasados mas sinceros.

Li o post todinho, não porque seja um "resistente" mas porque já "nos conhecemos virtualmente" há uns tempos largos e saber a "história toda ao pormenor" de uma pessoa que começou por perguntar à mãe durante um festival de canções "porque não estava ali a cantar?" até à actualidade, com música a passar na rádio, seria imperdoável perder. Parabéns!
Ah! Natércia é um nome fantástico!

beijos.

11:40 PM  
Blogger Alien David Sousa said...

Fui um dos resistentes!;)
Antes de mais já te disse no outro blog que adorei as vossas musicas e a tua voz. Mas, gostei muito de ler o teu/vosso percuros. A frase pode ser foleira mas: Dreams do come true!

Eu só espero que quando estiveres bem lá no alto não te esqueças de agradecer a uma Alien que, vais tu dizer: " sempre me apoiou desde pequenina"

Quanto à entrevista. Uau, o máximo! :D

Um dia destes estás no TRL. ;)

beijinhos linda
p.s - já respndi à tua duvida sobre os gatos

2:07 AM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Feliz dia da liberdade!

bjos

12:43 PM  
Blogger Kalinka said...

Olá Poca
Li-te
Li - li - li tudo até ao fim, e soube que dia 22 era o dia do teu aniversário, pois um pouco atrasada cá estou a dar-te os Parabéns e a desejar-te muitas Felicidades, seja a cantar ou a escrever.Também fui bébé no dia 19.

Há, para mim, outras recordações do dia 25 de Abril:

Ano de 2001 - 25 de Abril
Neste ano e neste dia, eu estava «presa» por outra razão... presa ao Amor/Paixão.
E, divagando, aqui te ofereço estas palavras:
Hoje queria,
Encher-te de rosas cor de pêssego,
Queria acordar-te
Com uma flor pelo corpo,
Queria hoje...
Hoje queria amar-te muito,
Queria hoje,
Porque...
O quero todos os dias.

Espero que passes um bom feriado.
Beijos e abraços.

2:45 PM  
Blogger Nomyia said...

FELICIDADE é real não tem de ser um sonho. E ainda saber melhor quando se sabe que se lutou para se conseguir o desejado. Vai em frente. :)
*****

10:57 PM  
Blogger Sea said...

dia +/-...

beijo grande Poca

5:19 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Sem tempo, a correr, passei para deixar um bjinho,

6:06 PM  
Blogger Belzebu said...

A persistência dá sempre resultados e então quando está aliada a qualidade, só tem mesmo que dar! Deliciei-me a seguir a descrição deste longo processo,que ainda está no início mas que, com dedicação e paixão, ainda te vai fazer escrever muitos posts. E eu faço questão de estar aqui para os ler e para vos ver!

Saudações infernais!

6:48 PM  
Blogger K'os said...

sem sonhar nada se faz ou alcança, mas parte de nós no presente fazer algo para o sonho se concretizar no futuro.

gostei de ler e parabéns atrasados

:)

9:46 PM  
Blogger JSG said...

Tive muita pena de não ter podido estar presente no Sábado :( mas as criticas que ouvi foram muito boas!

Eu sou um resistente e acabei de ler este post até ao fim com um sorriso nos lábios e genuinamente contente por vocês!

Estamos em fases semelhantes, em áreas diferentes, a apercebermo-nos que o esforço e o acreditar compensam mesmo no final.
Muita sorte para vocês

Beijo

2:47 PM  
Blogger Fliscorno said...

Gostei de te ler e ouvir.

8:15 AM  

Post a Comment

<< Home