Monday, April 09, 2007

Ontem enquanto lia o livro novo que havia comprado de véspera..
O xavier aproxima-se de mim..
vem de fininho, pela calada
pára antes de me alcançar por completo
observa atentamente o virar de cada página
e então finalmente decide-se..
enfia-se por baixo dos cobertores e aninha-se a mim pousando a cabeça no meu ombro..
Tal situação torna-se desconfortável para mim,
porque assim já não consigo segurar o livro com as duas mãos,
mas ele parece não se importar
Enquanto me rendo a admirá-lo
lembro-me que em tempos eu dizia que não gostava de gatos.

Não tinha nenhum e as poucas ocasiões de convívio com algum nunca foram longas o suficiente me conseguirem cativar.
Achava-os altivos e peneirentos.
Metiam-me medo pelo temperamento instável,
sempre prontos a explodir e a mostrar as unhas!

Gostava era de cães.
Sempre bem dispostos e simpáticos,
que às primeiras já vinham cheirando e lambendo.
Que sem nos conhecerem de lado nenhum obedeciam e vinham quando os chamavamos pelo nome.
Achava-os fieis e bons amigos, ao contrário dos pouco fiáveis gatos.

Hoje, reconheço-lhes o mérito
elegantes a fazer o que lhes dá na real gana
e inteligentes no fingir que não percebem o que não lhes interessa
recatados na observação dos demais
e seguros de si, sem precisar de chamar a atenção
Um gato vem porque e quando quer vir
Um gato não confia nem desconfia das pessoas à primeira: dá-lhes espaço para se revelarem
Cada gato é único e sabe disso..
cada um delimita o seu espaço, o que gosta e o que não gosta.. e não faz fretes.. nem concede excepções..
o dono é o dono.. os outros são os outros..
Os gatos levam tempo a deixar-se conquistar.. mas depois.. são de uma ternura capaz de derreter qualquer um..

dou por mim a pensar que já fui mais tipo cão.. mas hoje sou mais.. miau!

35 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Que linda foto...
E que bonito texto..
Apesar de adorar gatos.. não tenho nenhum.. até porque a minha mãe detesta gatos!!!

Acho que os conseguiste descrever maravilhosamente bem!

1 beijo off =^.^= tarina

11:33 PM  
Blogger miak said...

Eu ainda fico a pensar que eles arranham...e não se controlam.

Será que é aí que reside o segredo?

12:05 AM  
Blogger Alien David Sousa said...

Poca, adorei o texto porque é mesmo assim. Tenho dois gatos. Sempre tive gatos.


" dono é o dono.. os outros são os outros..
Os gatos levam tempo a deixar-se conquistar.. mas depois.. são de uma ternura capaz de derreter qualquer um"


Os meus dois gatos adoram dormir na almofada connosco.lol
Apesar de ser o mais pequeno ( vai fazer dois anos em junho) que agora tem esse hábito, que não dispensa a minha almofada.

Para quem nunca teve gatos é dificil explicar que eles conseguem ser a coisa mais ternurenta ao cima do planeta. Porque é como disseste, há sempre aquela ideia de que eles vão atacar a qualquer momento, o que não é assim. A não ser que o bicho seja maltratado.

beijinhos

12:55 AM  
Blogger Azeitoninha said...

Oh eu não gosto de animais... mas se tivesse algum era de certeza um gato :)

Beijinhos linda :)

9:09 AM  
Blogger dull said...

las almas de gato son para malgastar a gusto las 7 vidas!

10:24 AM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bom dia e bjinho, que estou de mau humor. E continuo CÃO!

10:39 AM  
Blogger Sea said...

:)
continuo mais cão.
por tudo o que são capazes de fazer, pelo e com o dono.

beijo Poca

1:05 PM  
Blogger Vício said...

são tão dedicados aos donos que ao pressentirem a própria morte afastam-se dos donos para morrer!
sempre tive e não dispenso!

2:15 PM  
Blogger Nomyia said...

Adorei o este. Sempre gostei de gatos e é assim que os vejo. Há muita gente que não gosta de gatos porque eles são muito independentes, têm vontade própria. Por isso, preferem cães, que fazem o que lhes mandam sem "questionar", são mais constroláveis. Acho que é assim que todos gostariam que fossem as relações: controláveis.
*****

6:23 PM  
Blogger Sol said...

Adoro gatos!

7:01 PM  
Blogger Van Dog said...

Sim, temos que admitir que os gatos também têm qualidades...;)

8:19 PM  
Blogger SÓNIA P. R. said...

Beijinho de boa noite Poca.

8:33 PM  
Blogger jomaolme said...

Não sou muito ligada a animais...tenho gatos lá em casa mas não lhes ligo nenhuma e quero-os é longe de mim...não sou nenhuma insensivel!!
Mas prefiro cães a gatos...

beijokas

9:55 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Sem tempo, sem paciência, sem muita vontade bjinhos,

10:47 AM  
Blogger Šaяa said...

Eu adoro gatos. Já tive uma gata e agora os meus pais tem um cão. É mesmo assim como dizes :) mas continuo a preferir gatos :)

12:42 PM  
Blogger lagarto said...

eu nunca fui mais tipo cão...sempre gostei mto mais de gatos! e relativamente às diferenças entre esses dois animais penso que, quem melhor as captou foi o autor do Garfield! o cão (Oddie acho eu) é um paspalho!lol!faz tudo o k os outros querem,não tem personalidade!os gatos são precisamente o oposto. Para além de que a elegância de movimento dos felinos ser fascinante...nada comparável à dos canideos*

4:59 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Vim desanuviar.Um bjinho.

6:23 PM  
Blogger Belzebu said...

Tal como tu, também sempre gostei mais de cães, até ao dia em que tive o primeiro gato e aí tive que lhe reconhecer uma personalidade que desconhecia. É bom sinal sentires-te mais gata do que cão, muito bom sinal, pois tens muito mais defesas!

Saudações infernais!

7:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Um belo texto :)

8:26 PM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Gosto muito de animais.E pronto venham cães e gatos.

Coincidencia...fiz um post sobre o meu cão.

bjinhos

9:04 PM  
Blogger Aragana said...

Eu tenho um post que fala exactamente do mesmo...

5:44 PM  
Blogger Aragana said...

LOL

Aí vai.. (o tema é apenas o mesmo...)

http://aragana.blogspot.com/2007/03/os-ces-os-gatos-e-o-homem.html

6:25 PM  
Blogger bonifaceo said...

Bem, já não há muito mais a dizer. Eu também prefiro gatos e não compreendo porque alguém pode dizer que detesta um animal por aquelas características que referiste nos gatos. Que goste mais de outro tudo bem, agora não gostar, ou chegar a detestar...
A minha gata às vezes é instável e arranhou-me bastantes vezes, nunca lhe bati por isso, insisti sempre, coitada, deve ter sido trauma :D de ter sido abandonada esquelética no jardim do meu avô.

1:58 AM  
Blogger Sea said...

beijoca em véspera de fim-de-semana :)

10:19 AM  
Blogger SÓNIA P. R. said...

Bom fim de semana Poca. Bjinho.

10:57 AM  
Blogger Unknown said...

os caes sao mais amigos... digo eu...
beijinhos encontramo-nos por aih

11:06 AM  
Blogger Serenidade said...

Olá off, a foto é linda,
não tenho gatos, nem cães, adoraria, mas...
No meu ver todos os animais têm algo de especial, são fantásticos.

Bom fim de semana.

Sereno sorriso colorido.

1:35 PM  
Blogger Silver said...

O meu cachorro manda-te uma rosnadela. Mas pronto! também gostamos de miaus. bjiiiiinhes

3:35 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bom fim de semana, bjinho Poca,

5:44 PM  
Blogger kolm said...

ja gostei menos de gatos. Parece que aprendi a gostar e adimirá-los desde um episódio engraçado que deixo para contar outro dia!!

Agora cães. É paixão. Acho-lhes imensa piada. Desde a meneira de estar, às expressões as explosões de alegria momentanea... bem por ai!!

Um sorriso enorme Poca, de bom fim de semana!!!

7:13 PM  
Blogger Miguel said...

eu tambem sou mais gato , mas gato vadio!
não me prendo a ninguem, nem deixo que se prendam muito a mim!
gosto demasiado de andar de quintal em quintal por enquanto!

7:40 PM  
Blogger K'os said...

fizeste-me sorrir
e
lembrar os gatos todos que já tive desde míuda até ao dia de hoje.
no fundo eles surgiram e adoptaram-nos a nós como donos.
alguns foram mais especiais que outros pela sua personalidade e pelo seu poder de nos cativar e sempre guardaram bem a casa.

gosto de gatos e gosto de cães exactamente pelas personalidades que cada um tem e pelo modo como cada um deles nos cativa

:)

9:05 PM  
Blogger K'os said...

esqueci de dizer a foto é de uma ternura

:)

9:06 PM  
Blogger Filipe Rodrigues said...

Hello!

Vou contar-te aqui duas histórias que se passaram com o gato da minha irmã...

1: Talvez alguém que leia isto vá ficar estupefacto com o que vou contar, contudo, aqui hà uns meses, o meu gato, sorrateiramente entrou em casa... azar dos azares eu vi... ele sabia que não o podia fazer, como tal escondeu-se algures a olhar-me de soslaio...
quando me cheguei perto dele, fugiu para outro canto, e não para a rua... teve azar... eu estava sem paciência e irritado com os contornos da vida, e levou assim um GRANDE pontapé... certo é, que o gato amuou, e só voltou a aparecer 6 meses depois, e quando voltou, demorei meia hora (literalmente) a convence-lo a voltar para casa... de certa forma...

2: Esta hitória, é uma inédita... tenho 3 cães (2 cães, 1 cadela) de raça pequena em casa, e todos eles cresceram com o gato... a cadela e o gato, davam-se muito bem...
Certo dia, no canil de 1,5m de rede, os três cães estavam ferozmente às mordidelas uns aos outros, pessoas a gritar para eles pararem, e nada... parecia que se esganavam ali todos... até que sem mais nem menos, o gato trepa a rede, salta lá para dentro para o meio da confusão e dá duas ou três patadas em cada cão e acaba-se a resinga...volta a subir a rede e vai-se embora... (It makes you wonder...)

E é isto...

*

11:02 AM  
Blogger Dark-me said...

Eu pessoalmente adoro animais...cães, gatos e afins.:)
Tenho um gato e ja tive um cão que me envenenaram...enfim...
Qto aos gatos, reconheço-lhes todo o mérito.
Adorei o texto.

Dark kiss

10:45 PM  

Post a Comment

<< Home