Monday, March 05, 2007

Os filmes da minha vida





Se há uma coisa que gosto sem ser a música, o escrever, o cantar e todas as coisas que faço é: cinema!
Vou sempre que posso.. mas sou uma "cliente" exigente. Gosto de filmes bons, com história.. filmes que me toquem.. que mexam comigo.. que me façam pensar.. sentir..
Não gosto de palhaçadas de ficção e comédias sem graça nenhuma, muito menos filmes de terror em que a única sensação que dão é aflição.. O filme pode não terminar bem, desde que faça sentido..
Uma questão que me tem perseguido nesta última semana é.. sendo eu uma assídua do cinema.. e uma ida ao clube de vídeo é um tormento porque nunca sei o que trazer.. fico lá horas e acabo sempre por trazer um "barrete" (salvo raras excepções)... a minha questão é:
como é que eu só vi o fight club a semana passada? Como é que eu nunca tinha ouvido falar naquele filme? (e sim, sea, foste tu que me falaste nele num comentário a um post em que eu tinha a música dos pixies: where is my mind.. obrigada pela dica ;D)
Assim o meu post de hoje à semelhança do silêncio dos inocentes é um qui pro quo. Eu digo-vos os filmes da minha vida e vocês dão-me sugestões de filmes para eu alugar da próxima vez, boa?

Fight Club- porque perturba e porque tem uma mensagem muito forte nas interlinhas da violência...

Dirty Dancing- pela dança, pela inocência, pela coragem, pela honra e pelo amor...

Ao ritmo do hip hop- pela tolerância, pela afirmação, pela luta, pela preserverança, pelo continuar depois da perda, pela relação pai/filha...

Clube dos Poetas Mortos/ Descobrir Forrester- pela poesia e pela dignidade...

Meet Joe Black- pela relação pai/filha que todos gostavamos de ter, pela sabedoria das palavras do pai, pela beleza, pelo amor e pela esperança..

Pride and Prejudice- pelo romance, pelo amor platónico, pela conquista, por aquela sensação de se vir para casa a pensar: também querooooo...

Closer- porque é nu, cru e doi mas é real...

Pretty women- pelo conto de fadas tornado real...

O Jogo- pela mensagem, pelo enigma e porque ás vezes é mesmo preciso perder tudo para se ter a humildade de dar valor ao que se tem/é...

A raiz do medo- porque nem tudo é o que parece.. nem sempre defendemos a verdade verdadeira

O novo mundo- pela pureza, pelo silêncio, e por nos lembrar que um dia já fomos livres...

Antes de Amanhecer/Antes de Anoitecer- porque sim.. porque no fundo acho que todos queremos uma história de amor assim.. que nos esteja destinada..

GI Jane- pela garra, pela força, pelo espírito de sacrifício...

Condenados de Shawshank- pelo continuar a ser-se bom.. apesar das injustiças..

O ultimo samurai- pela lição de vida

The pursuit of happiness- porque devemos sempre seguir os nossos sonhos..

Linha Mortal- pelos fantasmas que todos temos e pela dúvida pelo lado de lá

Fabuloso destino de Amelie- pela banda sonora e por ela...

O Bom rebelde- pela inteligência..

Homens de honra- pela coragem e determinação...

Alfie- por mostrar o lado frágil dos homens e a sua inconstância...

Desculpem a desorganização da lista.. mas a memória é assim. desorganizada!

23 Comments:

Blogger Sea said...

Parece-me que este meu comentário, hoje, vai ser daqueles raros, por ser longo :D

Fight Club... pois é, fantástico filme, daqueles que, cuja história não é assim tão óbvia quanto isso. Ainda bem que gostaste ;)
Como te disse na altura, faz parte da minha listinha :)
Também referiste 3 outros, que pertencem à tal listinha: Clube dos Poetas Mortos e Antes de Amanhecer/Antes de Anoitecer.

Vou dar-te a minha listinha, pode ser que daí retires alguns que, à semelhança do FightClub, ainda não tenhas visto.

No cima dessa listinha, está o Eternal Sunshine Of The Spotless Mind (curiosamente, nunca soube o título em português). A mente... a mente....
Would you erase me?
Jim Carrey num papel completamente diferente aquele a que estamos habituados. Não aconselhável a quem terminou recentemente um relacionamento intenso ou longo (na altura, saí do cinema a bater mesmo mal).

Ondas de Paixão (Breaking the Waves), do Lars von Trier, com a Emily Watson.
Duas palavras para o definir: sacrifício amoroso.

Morrer em Las Vegas (Leaving Las Vegas), com o Nicholas Cage (que lhe valeu o óscar de melhor actor) e a Elisabeth Shue.
O suicídio é o fim em vista.
É uma história de amor bizarra.

Ninguém Sabe (Nobody Knows) – Quatro irmãos foram deixados sozinhos em casa pela mãe, mulher de emprego indeciso e de amantes incertos, e assim sobreviveram, sem dinheiro, água e luz, durante meses. Poderosíssimo filme japonês.
No fim do qual, estamos completamente desarmados e em silêncio, tal como aquelas crianças estiveram.

Os Outros (The Others) – de Alejandro Amenábar, com a Nicole Kidman.
Excelentes desempenhos, principalmente de Nicole Kidman.
Cria-se inquietude e medo com base naquilo que não vemos. Um filme onde há muitas metáforas a observar e absorver.

:)
beijoca

10:40 AM  
Blogger PintoRibeiro said...

E certamente, faltam alguns. Bom dia, bjinho.

10:57 AM  
Blogger O Sibarita said...

Oi! Que bom você também gostar de filmes. E que bela coleção de filmes você já assistiu, heim? Parabéns!

o Sibarita

11:27 AM  
Blogger osangue / PR said...

Assim se vai morrendo. Boa tarde.

3:54 PM  
Blogger Isabel said...

Olá Poca.

Tambem gostei muito do "Clube de combate" titulo em Português, se gostaste do filme por favor não leias o livro, pois é uma verdadeira desilusão contrariamente ao habitual.

Não posso deixar de te aconselhar tambem as "Ondas de Paixão" do Lars Von Triers, nem " Os idiotas tambem dele.

Um must é tambem O " Jogo de lágrimas" de Neil Jordan com o galardoado melhor actor este ano Forest Whitaker e que desde que vi esse filme achei que ele merecia. E com o Stephen Rea que eu acho tambem excelente.

Depois não posso deixar de aconselhar todos do Lynch em especial os meus favoritos de sempre "Veludo azul" e "Wild at heard"

A escolha é dificil...

Incontornável tambem o Magnólia de Paul Thomas Anderson... um filme maravilhoso.

"Natural born Killers" de Oliver Stone com a sempre intensa e divina Juliette Lewis.

A "Insustentavel leveza do ser" dirigido por Phillip Kaufman, baseado no livro melhor ainda de Milan Kundera .

E o melhor será parar por aqui pois se me deixo afundar no cinema Europeu, se deixo o tempo andar para trás e relembro filmes mais antigos, ficaria aqui todo o dia pois sou uma apaixonada por cinema tambem.

Voltarei a visitar-te.

Até breve.

Isabel

5:02 PM  
Blogger Vício said...

acho que cada pessoa tem os seus gostos mas digo-te aqui alguns dos filmes que me marcaram de certa maneira:

Braveheart - A luta pela liberdade e do que "é nosso" até às ultimas consequencias.

o Corvo - Cenários ao estilo gotico, musica a condizer para mostrar uma busca pela vingança depois da morte.

Vamos dançar - Para além de ter o SR. Richard Gere e a Sra Jennifer Lopez numa mostra de sensualidade através da dança, mostra-nos a realização de um desejo de quebrar a rotina diaria mas que para evitar a opinião critica ou aprovação de outros leva a camuflar o que provoca desconfianças. Lindo!

Top Secret - filme antigo que marca pelo absurdo de situações ao ponto de fazer cherar a rir.

Apocalipse Now - o realismo das cenas sobre a guerra do vietnam que levaram o actor principal a precisar de tratamento psiquiatrico.

Duelo Imortal - deu origem à série "Os Imortais", marca pela banda sonora exclusiva dos Queen e pelas paisagens da Escócia.

O Amor é cego - Uma satira a quem escolhe a sua companhia apenas pela parte fisica.

SinCity - A cidade do pecado - Um filme que mostra o lado escuro e duro de uma cidade onde reina o crime. Baseado em BD, marca pela originalidade de ser mostrado a preto e branco como se de banda desenhada se tratasse... é original!

Deixo-te um link para te ajudar a escolher filmes!
Clica aqui

5:10 PM  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Boas escolhas!

5:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Já vi quase todos ;)

Gosto de quase todos!

1 beijo...

Experimenta Dejá Vu!

1 beijo =^.^= tarina

7:09 PM  
Blogger Azeitoninha said...

Vi este fim de semana "Em busca da Felicidade" é tão lindo :)

Eu também adoro, adoro cinema, mas não estou com paciência hoje para enumerar...!

Beijinho lindona e boa semana :)

8:53 PM  
Blogger Alberto Oliveira said...

Só muito recentemente adquiri alguns dvd´s e por via dos jornais que compro. Já nem me lembro da última vez que fui ao video club alugar um filme... porque quem me tira o cinema visto no cinema...
Bom, mas isto são gostos e por isso mesmo não posso sugerir-te nada por esta via, porque não sei o que já está à venda dos filmes mais recentes.
Dos que tenho em casa (e que já vi no cinema... ) sugiro Lost In Translation da Sofia Coppola, O Piano da Jane Campion e o Chicago.

10:01 PM  
Blogger Maariah_r said...

Não consigo!!!

São tantos, tantos, que de certeza me iria esquecer de algum, fica o apontamento de " Clube dos poetas mortos", "O fabuloso destino de Amélie", "Gato Preto, gato Branco", "O Tigre e a Neve" e e e e e e .....

10:32 PM  
Blogger Sea said...

à volta, com os DVD's? :D
beijoca

9:43 AM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Bom dia Poca.

10:53 AM  
Blogger achama / Sonia R. said...

Um ou dois também são os meus. Bjinho Poca.

11:08 AM  
Blogger Cusco said...

Olá, beijinhos para ti e agradeço os teus amáveis comentários na minha casota.
Um ex assíduo frequentador de cinema tem como filme que já viu e reviu, e reverá ainda: PERFUME DE MULHER, com AL Pacino, a fazer um papel forte, fortissimo. Provavelmente já terás visto mas se não vistes vai a correr tratar disso pois eu já te vou conhecendo e sei que vais gostar.
Beijinhos e até breve
SE DEUS QUISER

11:13 AM  
Blogger Mocho_ao_Luar said...

Também é a mesma coisa comigo quando vou clube de video...nunca sei o que trazer e acabo por ficar lá horas!eheh

O fight club é muito bom! Dá que pensar...

"Simon Birtch": um filme lindo. para rir, chorar, sentir.

"Death Becomes Her": Um comédia negra. Acho que é um filme muito bem feito em todos os aspectos e com uma lição de vida brutal - nunca é tarde para começar de novo.

e como disseste que não gostas de filmes de terror, deixo o "Cube" como referência: 7 estranhos são deixados dentro de cubos ligados entre si com armadilhas mortais. bem, é um filme intressante...:P

bjs

12:18 PM  
Blogger Débora Azevedo said...

gosto de esses quase todos sobretudo os de dança ... acho que nao podia fazer uma lista lolol vejo tantos filmes ainda nao vi "Em busca da felicidade" mas estou mt curiosa para ir ver ... bjs visinha lololol

1:23 PM  
Blogger Silver said...

Ganda azar, eu não sou aquela admiradora de cinema. mas já referiram aí atras dois filmes que posso ver vezes sem fim. "Clube dos Poetas Mortos" e "Insustentável Leveza do Ser". Apaixonantes. Já quando for para falar de concertos (musica claro), ah chama-me. bjinhes kida

6:28 PM  
Blogger Miguel said...

Uma excelente lista ...!

Seleciono:

Fight Club
Ao ritmo do hip hop
Clube dos Poetas Mortos
Descobrir Forrester
Meet Joe Black
Condenados de Shawshank
O Ultimo Samurai
A Linha Mortal
O Bom rebelde
Homens de Honra

Bjks da Matilde e Cª!

8:09 PM  
Blogger osangue / PR said...

Boa noite Poca. Bjinho.

9:23 PM  
Blogger BÓLICE said...

Posso fazer a minha sugestão... mas neste caso vais ter que confiar, porque É um filme que parece à partida de terror ou coisa assim... mas não acho, porque alÉm de ser um thriller, p'lo menos a mim deixou-me a pensar... do tipo... será doença, será premonição, será qu'existe coisa assim?!? LOL... eu sei que o Bólice parece não ser de confiança, mas se Te der para aí... depois manda um "bitate"!

Donnie Darko - link:
http://www.impawards.com/2001/donnie_darko_ver3.html

BJKs e hast'tÉjá Ó ÚuHÚuuuuhhh... Poca'Terra-Muita'Gente... yÔoouuu...

B)´ (blinkando)

9:40 PM  
Blogger Sol said...

Little Miss Sunshine é obrigatório!

12:25 PM  
Blogger K'os said...

boas escolhas

e a lista podia ser maior pois são tantos que alguns nos escapam...
(deixo-te dois nomes "Cidade de Deus" e "Frida"

:)

9:02 PM  

Post a Comment

<< Home