Tuesday, March 20, 2007

brrrrrrr

Queria misturar-me com as flores
e com elas poder abrir e fechar-me conforme as horas dos dias
Queria dissolver-me no vento
e com ele poder dançar sem nada com que me preocupar

Ando com a cabeça a mil com tudo e mais alguma coisa a exigir que me multiplique em mais

Não percebo muito de política nem de leis
mas sei ver que a Educação é coisa que existiu em tempos longínquos que já lá vão

lembro-me da minha mãe me ouvir a contar o meu dia de aulas
lembro-me da minha mãe brincar comigo e mais do que a exigir que fosse uma boa menina, dar-me o exemplo..
lembro-me de ter respeito pelos professor e de tremer só de pensar que algum se iria zangar comigo
lembro-me de ter medo de ter negativas nos testes e de que nem sempre um Bom era o suficiente, pois em casa alguém esperava mais de mim

hoje, já ninguém respeita ninguém.. e os pais ocupados com as suas vidas esperam que os filhos se safem e os professores que os aturem
Hoje ouço filhos a dizer aos professores: "não faço", "não fiz", "não trouxe" e a dizer palavrões como quem diz bom dia
Hoje ouço os pais a dizerem "eu trabalho! e não tenho tempo para o controlar" e a esperarem que o filho mude sem contribuirem em nada para isso.. "Ó professora ele não me respeita!"
Hoje vejo miúdos a serem suspensos da escola por procedimentos disciplinares e a voltarem mostrando o telemóvel novo que ganharam ou a psp de ultima geração..
Hoje vejo miúdos a faltar às aulas constantemente que não reprovam por faltas porque estão dentro da escolaridade obrigatória..
Hoje vejo miúdos que não fazem nada e os professores a ter de preencher relatórios a justificar o nível inferior a três atribuído e a fazer planos de recuperação para os meninos, só porque interessa ao país mostrar lá fora que já não há analfabetos em Portugal .. e que diminuiu a taxa de abandono escolar..
Hoje vejo miúdos na rua até às 22h, 23h meia noite e os pais a dizerem "tá bem" só para não terem de os aturar em casa
Hoje vejo miúdos de 10 anos a roubar bicicletas em garagens alheias e os pais a desculpá-los acreditando que têm em casa o melhor filho do mundo!
Hoje ouço pais a dizerem que eu como não sou mãe, não tenho legitimidade para lhes dizer o que têm de fazer e que eles já fazem muito!
Hoje olho para as minhas últimas duas semanas e vejo que a maior parte do meu tempo foi ocupado a escrever relatórios para o tribunal de menores e a fazer relatórios pedagógicos de pedidos de encaminhamento para psicóloga, quando o meu horário lectivo só contempla 1h30m por semana para a direcção de turma...
Ninguém sabe o que é vir para casa corrigir testes e fazer relatórios.. quando na boca de todos faço parte de uma classe que não faz nada e que só tem férias!
Eu não vou ao emprego de ninguém tirar-lhes as horas de almoço e os intervalos dizendo que é a única hora em que o posso fazer.. e se alguém chegasse na vossa hora de saída e vos tomasse 1hora do vosso tempo?... constantemente...

Hoje arrependo-me de ter tirado o curso que tirei e tenho em mim a certeza: não é isto que eu quero para mim..
Sobre a ministra.. nem vale a pena me pronunciar..

preciso de férias.. está quaseeee
preciso de um emprego novo.. alguém tem um para me oferecer?

31 Comments:

Blogger BÓLICE said...

Eu atÉ oferecia, mas num'tenho...lol

BJKs e tÉjá yÔ

B)'

11:49 PM  
Blogger Serenidade said...

Sem dúvida que está mau,muito mau... Ainda hoje no final de mais um dia de aulas, em conversa, eu e mais duas colegas comentavamos a frustação do esforço empenhado por alguns professores (sim, porque conheço alguns que não querem saber e têm medo dos meninos e respectivos EE, como tal há que passar os meninos para não terem trabalho em justificações, para não ouvirem os EE, para que a escola seja bem vista, enfim, onde iremos parar?!!!!), mas continuando, a frustação do nosso empenho, da tentativa de ensinar (e não educar, deveria ser a função prima dos pais e os professores apenas os ajudariam a cimentar a bases construidas no lar) os futuros cidadãos do país. Mas como poderemos ter um Portugal melhor, um Portugal promissor, se a educação está em declínio, quer ao nível da instituição, quer ao nível social? Compreendo a tua revolta... mas são pessoas não conformadas com a situação actual que são necessárias no sistema educativo actual para tentar impedir que se formem cidadãos analfabetos funcionais, sociais, etc...

Que tal um sorriso?

Pensa que,

A Primavera chegou :):):)

Beijos de luz serena.

1:01 AM  
Blogger Sea said...

não tenho, nem para mim :(
força. é tudo quanto te posso dizer.
beijo grande

11:20 AM  
Blogger ju said...

Dias melhores virão. Não vale a pena "chorar no molhado".
Vamos fazendo o que podemos e os Sábios que se encarreguem do resto. Nõa nos esqueçamos porém do seguinte está tudo nas nossas mão, nós profissionais do ensino ou de outra coisa qualquer. Assumamos sem medo esse poder que é nosso e façamos das nossas profissões aquilo que achamos que deve ser feito porque nós é que estamos "no terreno" e não em gabinetes...

3:19 PM  
Blogger Alê Quites said...

Concordo com todas as suas colocações.
Apesar de não estar atuando na área da educação, sou formada em Pedagogia. Tenho vontade de atuar em escolas, trabalhar meio a crianças e pessoas, mas temo por toda loucura que se transformou a escola, a criança, a família e até mesmo o "educador".

Eu te desejo sorte.
Beijos*

3:26 PM  
Blogger Mocho_ao_Luar said...

Este texto diz mm tudo! Os pais não têm pachorra e os professores que os aturem (Ainda levam porrada dos alunos e claro, ninguém pode tocar nas "criancinhas")!
Uma pessoa sai à noite e vê-se miudezecos com 13 anos a vomitar de um lado para o outro...

Da ministra nem se fala. não se pode dizer que é própriamente que é a imagem da competência.

Olha, só posso desejar-te boa sorte e espero que consigas dar conta do recado, ou até mudarem as regras do sistema escolar...ou arranjares outro emprego!:)

bjinhos

4:57 PM  
Blogger Débora Azevedo said...

Pensamento positivo e esperança e tudo muda.. E acredita não estas sozinha... bjs
Este pais anda mm assim ... bjocas

5:48 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Infelizmente não mas fiz o mesmo. Bjinho Poca,

7:15 PM  
Blogger Vladimir said...

acho que um dia destes vou escrever também alguma coisa sobre professores. sem educação e progresso não há cultura. por caso já alguém viu qual o lugar que ocupam as duas ministras destas pastas quando vão ao parlamento? Façam esse exercício.

8:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

Meu Deus.. isto está mesmo complicado é verdade!

Mas... tem calma não desesperes..
Se achas que isto não é o que tu queres para ti vai em frente e busca a tya felicidade!

1 beijo =^.^= tarina

8:38 PM  
Blogger Dark-me said...

Este texto é terrivelmente verdadeiro!!! :)

Pensa nas férias q estão quase ai. Qto ao emprego, tb eu estou farta do meu!! Mas temos de aproveitar enquanto há!

Dark kiss

7:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá,

Entendo bem o que aqui colocaste. Não sou professora mas conheço bem, muito bem mesmo, essa profissão. Vá lá, não desesperes. Por crises profissionais todos passamos, qualquer que seja a profissão.

Posso fazer-te um reparo? Não fales em férias. Férias, só em Agosto... Agora na Páscoa estás em interrupção das actividades lectivas que vais "aproveitar para preparar aulas, fazer formação, fazer os relatórios e, ainda, os Planos de Recuperação para o próximo ano, para os alunos que reprovarem este ano".

Aceita a sugestão duma kota...

Ah! Já agora boas férias...

:)

mascaradaporto

9:37 AM  
Blogger PintoRibeiro said...

Brrrrrrrrrrrrrrrrrrr, bjinho,

11:18 AM  
Blogger Sea said...

por entre a ventania que se faz ssentir lá fora, para além do frio, muito distante de dias de Primavera, deixo-te um beijo ;)

11:55 AM  
Blogger Azeitoninha said...

Oh linda, também eu queria outro...

Não desanimes, pensa nas coisas boas do teu trabalho..E pensa nas férias, no Verão, no mar :)

Bjinho

6:41 PM  
Blogger mixtu said...

não tenho, mas calma.. há momentos assim...

besitos

11:03 PM  
Blogger miak said...

Não tenho emprego. Mas tenho um sorriso. :)

E tu tens talentos até demais...

11:24 PM  
Blogger Alien David Sousa said...

Não. Infelizmente não tenho nenhum para te oferecer. Mas tudo aquilo que tu vês, eu também vejo. E é triste.
bjs alienígenas

11:39 PM  
Blogger SÓNIA P. R. said...

Infelizmente não tenho nada para te oferecer. Bjinho Poca.

BFS.

10:38 AM  
Blogger kolm said...

E muito mais não tenho a acrescentar ao que aqui já foi dito senão reforçar desejar que tudo passe rápido para poderes ir de férias!!!

Um sorriso grande POCA...

11:58 AM  
Blogger Kiki Zanzibar said...

Estas no Algarve, o mar e o sol não ajudam a relativizar ?
Podes sempre mudar de emprego, ou podes esperar um bocadinho e ver um aluno a abrir os olhos e a progredir graças a ti. Varios professores mudaram a minha maneira de ser, fizeram-me crescer, ajudaram-me a ser melhor. Ha sempre alunos inteligentes que sabem aproveitar. Quanto aos outros ... infelizmente vão perceber tarde de mais...

10:15 PM  
Blogger Sea said...

passei para te desejar um óptimo fds.
um beijo Poca

9:33 AM  
Blogger osangue / PR said...

Bom fim de semana e um bjinho.

11:04 AM  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Apenas tenho para te dar o desejo sincero de que consigas descansar nestes dias que se aproximam...beijo...

10:02 PM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Ora bom dia e bom domingo!

11:12 AM  
Blogger SMA said...

Era tão bom ter a propriedade de passar/estar em vários estados...
Mas e ao mesmo tempo ser esses estados...
Registe...

Bjo doce

9:49 PM  
Blogger Sea said...

boa semana ;)

10:37 AM  
Blogger SÓNIA P. R. said...

Boa semana e um beijinho Poca.

11:46 AM  
Blogger Cusco said...

Penso que já deves estar de férias. Se é esse o caso aproveita e descansa e vamos em frente que atrás vem gente...
Bjs e até breve

5:15 PM  
Blogger Alberto Oliveira said...

Na verdade, precisas mesmo de um novo emprego, porque as tuas palavras finais deste post, são bem claras: "Hoje arrependo-me de ter tirado o curso que tirei e tenho em mim a certeza: não é isto que quero para mim.". "Isto" (leccionar), apesar de todas as contrariedades que afligem a classe docente, só tem sentido se se pretende de facto estar nessa carreira. Porque dela (e dos educadores) depende, desde sempre, o futuro dos homens de amanhã. Apesar dos problemas político-sociais que o país sempre teve desde que me conheço e onde a falta de postos de trabalho mais consentâneos com os nossos desejos, obrigam a procura de soluções profissionais para as quais não estamos preparados ou vocacionados.

6:43 PM  
Blogger Vício said...

também me lembro de tudo isso... infelismente são apenas lembranças que por vezes dão vontade de dar uns açoites a esses putos seguidos de uns açoites aos seus pais!

7:09 PM  

Post a Comment

<< Home