Sunday, June 03, 2007

Foda-se!


Não sei se sou eu que vivo e sinto as coisas de maneira diferente.. mas a cena de ser concurso e de cada um tentar elevar-se a si derrubando os outros é coisa que não consigo assimilar..

Na primeira eliminatória, a banda que era para fazer som em primeiro lugar, estava muito atrasada (vinham do montijo e alte não é propriamente um sítio que se encontre à primeira)..
Na opinião da organização eles tinham mais meia hora para aparecer caso contrário seriam eliminados..
Na opinião das outras bandas boa boa, menos uma!
Na minha opinião.. mude-se a ordem de se fazer som.. e que eles façam o som em último! Ganhou o bom senso e assim foi.

À noite, durante a primeira música desta banda um dos guitarristas partiu uma corda.. E ouviu-se o pedido:
"Alguém das outras bandas tem uma guitarra que nos empreste?"... nada...
"Alguém tem uma guitarra que nos empreste?"... nada.
Nós bubblebath tocamos com guitarras acústicas.. eles com eléctricas.. mas a mim já me fazia impressão a demora em atender ao pedido deles.. Porquê é que não emprestaram já?!
Depois ouve-se:
"É pá, eu não te vou emprestar a minha guitarra!"
"Tu emprestavas-me a tua!?"
"E se depois partes a corda da minha?"..
Eu não sei onde é que esta gente vive, e esta atitude do "ferra-te praí" é uma coisa que não consigo entender!

Outra das coisas que não pude deixar de reparar, é que o publico não era muito numeroso.. e básicamente as pessoas que estavam a ouvir.. estavam lá para apoiar uma das bandas..
Coincidência ou não.. pareceu-me que só apoiavam mesmo a sua banda.. tipo: só iam para a frente do palco e só batiam palmas aos seus amigos..
Não entendo, não consigo entender.. Isto de por ser concurso, já não se poder gostar da banda alheia não me entra.. (E eu nem me posso queixar, porque durante a minha actuação acho que toda a gente vibrou e bateu palmas..)

Essa noite para nós correu de facto muito bem.. o pessoal das outras bandas vinha-nos dar os parabéns e dizer que tinhamos sido os seus favoritos.. esta parte acho normal uma vez que iam passar duas bandas daquela eliminatória.. e todos diziam: "Nós e vocês!"
E assim foi.. fomos nós e a tal banda que partiu a corda. Por mim, não podia estar mais de acordo com a escolha!

Vejo os concursos como uma oportunidade (de neste caso) as bandas se darem a conhecer e de ficarem a conhecer o trabalho dos outros.. E por esta perspectiva gosto do conceito!
No entanto acho que devia haver um festival de bandas revelação.. tipo uma oportunidade das bandas aparecerem e de se fazerem ouvir.. em vez deste formato concurso..

Faz-me confusão os critérios que se usam para a avaliação entre bandas de estilos tão diferentes.. quem pode dizer o que é melhor: se o metal ou se o fado.. se o electrónico ou se o acústico..
E depois a questão do bairrismo e da pouca transparência sobre quem era o jurí e quais seriam esses critérios é coisa que ficou por descobrir..

Na final deste concurso mais música loulé ficaram apuradas três bandas de loulé, nós que somos de Faro e a tal da corda que era do montijo..
Os conhecimentos e as amizades não deveriam contar num concurso, mas o facto de se estar a tocar em casa.. com amigos no público e no pessoal da organização é sem dúvida um factor importante..

Alinhamento para o concerto: Banda do Montijo, banda de Faro e em ultimo as três bandas de Loulé.. logo aqui a minha intuição me dizia que algo não estava bem.. Porque toda a gente deve conseguir imaginar que ser os primeiros a tocar não é nada agradável... mas pronto.

À tarde a fazer o som.. todas as bandas tiveram no geral 1h para fazer o som.. e ao que parece correu bem..
Quando chegou a nossa vez.. já estava montada a banca do jantar e enquanto os outros comiam nós ouviamos "bóra jantar pessoal, é a despachar"
O certo é que o microfone não se ouvia, e eu não tinha monição nem da minha voz, nem da voz dos outros membros da banda que também cantam.. havia feed backs e estalidos que ninguém sabia de onde vinha.. e da mesma forma que não me ouvia.. logo a seguir já me ouvia e deixava novamente de me ouvir sem que ninguém que estivesse a fazer som de palco o pudesse explicar..
Não correu bem ponto. E nunca chegou a ficar bem.
"Bóra, bóra" e em 20m nos despacharam sem nos terem conseguido assegurar que aquilo de noite iria funcionar..

Não funcionou. Cantei o concerto todo, sem qualquer retorno do que estava a fazer. Nem eu, nem os meus guitarristas me ouviam.. E não sei se vocês conseguem imaginar o que é cantar às escuras.. sem saber o que se está a cantar! Pedi várias vezes que me resolvessem o problema, mas assim não foi.
A insegurança claro que apareceu.. e os pregos também!

Num concurso há o que corre bem e o que corre mal.. os vencedores e os vencidos..
e pode parecer tendencioso da minha parte mas já há algum tempo que sei que dois mais dois são quatro..
que me perdoe a Ana Margarida, mas eu nunca gostei da cidade da Anabela e por muito que goste de chá, vou continuar sempre a preferir café ou.. alcohol!

De qualquer forma.. da mesma maneira que não preciso de acreditar em Deus, nem de O temer, para distinguir o mal do bem e agir de acordo com a minha consciência.. também não preciso que um Júri nos dê como vencedores para sentir que de facto o merecíamos.

27 Comments:

Blogger lagarto said...

ui...bem...k revolta...e disseste isto tuda a kem de direito ou agr é só um desabafo?*

1:27 PM  
Blogger bonifaceo said...

A natureza humana mete nojo...

E Parabéns pelo resultado! ;)

4:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Fico menos triste por 1 coisa, essa Ana Margarida agora com 1000 € pode concorrer da proxima vez com 1 roupa + carota pode ser q escolha melhor o proximo vestido, embora 1 vestido mais caro nao signifique mais bonito ... musicalmente falando q tenham mtas bubbles no futuro

10:29 AM  
Blogger PintoRibeiro said...

Lapidar, Poca. Subscrevo, mesmo só bebendo chá, café ou água e acreditando em Deus. Bjinho, boa semana.

11:04 AM  
Blogger CANHOTO* said...

Dou-te três singelas palavras, a ti e aqueles que não sentiram, sabado, o calor da noite em Loulé:

ROUBO DE IGREJA!!!!

2:19 PM  
Blogger Šaяa said...

Assim é que é essa a atitude!!
Infelizmente essas injustiças há em todo lado! Apenas temos de tentar lutar contra elas! Isso a mim também me faz cá uma confusão!!

De qualquer forma parabens ;)

3:08 PM  
Blogger Sea said...

minha querida, tudo tão injusto não é?
como te compreendo... em campos diferentes, é claro.
mas, sabes, nunca percas essa pontinha de revolta, essa luta, a força, a vontade, o querer, o saber. Só por isso e ainda que isso (como se não bastasse já...)não te traga vitórias. Tens a vitória do teu talento e da tua pessoa.
Lá chegarás :)
Beijo enorme, cheio de força.

P.S.: deixa o chá, para outros ;)

3:44 PM  
Blogger Silver said...

Sabes que é preciso uma grande dose de paciência nestas coisas da música, não sabes? Olha lá, estás a olhar? :) e um videozinho mesmo home made no you tube? já pensaram nisso? bjiiiinhes kida

6:11 PM  
Blogger Serenidade said...

Muito bem Poca, valemos pelo que sentimos que somo e não pelo que os outros dizem que somos. Boa.. Certamente que o teu grupo é excelente.

Boa semana.

Serenos sorrisos

9:01 PM  
Blogger Azeitoninha said...

Poca manda-os phoder!

Neste país só se conseguem as coisas por cunha, mete nojo, mete dó!

Prova que eles estão errados, que vocês são realmente BONS :)

Beijo

9:26 PM  
Blogger pé descalço said...

Poca

Quando temos consciência do nosso valor
pouco importa o que os outros pensam
mas lá que revolta, revolta!!!
ver alguêm passar-nos à frente imerecidamente

porque a Justiça quer-se cega e transparente...

Bjs

12:17 PM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Algumas pessoas metem nojo!

melhores dias Poca.bjinhos

1:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

É mesmo revoltante, em primeiro lugar a mesquinhez e egoismo em quererem aproveitar qualquer oportunidade para eliminar uma das bandas, depois essas questões dos favoritismos e bairrismos acontecem um pouco por todo o lado, acredito que a uma larga escala acabam por prejudicar e muito a todos nós nas mais diversas situações do dia à dia.
Felizmente com todos os problemas, conseguiste superar, tu e a banda:)
Beijinhos e sê sempre assim:)

1:37 PM  
Blogger Cusco said...

Olá! Gostei da forma como pareces ter gritado este texto..
Parece-me estar a ouvir-te!
Um dia destes apareço ao pé de ti e digo-te: Olha eu sou o Cusco!
Quero ver se não me dás um autógrafo.....
Um beijo!

4:07 PM  
Blogger JSG said...

Já te disse e volto a dizer-te. Foram os vencedores de toda a gente menos do juri. Mesmo com todos os problemas, que a nós, público, passaram despercebidos, estiveram GRANDES.

Parabéns, espero vê-los em breve num palco qualquer

Beijo

2:16 AM  
Blogger miak said...

Tenho pena que assim seja. Fico num misto de inveja por não ter a tu acoragem e a temer passar pelo mesmo...

3:29 PM  
Blogger lagarto said...

ZÉLIA...tu escreveste PHODER? mas quantos anos tens tu?assim tantos que ainda vais comprar medicamentos à PHARMÁCIA?lol

4:27 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bom feriado, bjinho.

4:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

Força. Muita Força.Mais um passo em frente. Continua.Eu acredito em ti!

sairacaz

12:41 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bom fim de semana e um bjinho.

7:22 PM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

A ver as novidades,
bom fim de semana.

6:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sim!
Terem mostrado aquilo que valem e gostarem daquilo que fazem é meio caminho para o sucesso..
Acredito que já o tenham... eu gosto!!!!!!!

=^.^=

9:30 PM  
Blogger B|g EyE F|sH said...

Das cinzas nasce sm qq coisa..,. nem que seja vontade de provar que nada se escreve por linhas direitas, a proxima será concerteza o inicio de um outro paragrafo com altos e baixos , mas a vida é assim mm. bjca Força :)

11:26 PM  
Blogger Sea said...

um beijo enorme. mais calma?
:)

9:45 AM  
Blogger PintoRibeiro said...

Boa semana, POca, bjinho.

11:08 AM  
Blogger Alien David Sousa said...

Poca, li o texto de uma ponta a outra e apesar de achar incrível porque esse não é o meu mundo, não imaginas as semelhanças que encontrei com os concursos em que as agências de Publicidade mais pequenas entram e que já estão todos à partida viciados. Já se sabe quem vão ser os vencedores porque já sabemos quem são os júris e mais, porque já sabemos quem são as outras agências a concurso e sabemos muito bem quem mexe melhor os cordelinhos. Quem sabe lixar quem.

Concordo contigo quando dizes que os concursos deviam de servir para mostrar as bandas e não para serem jogos viciados. Também achei ridículo o publico só apoiar os amiguinhos. E sim, o júri deveria ser um júri honesto, mas infelizmente as coisas não são assim. Ainda bem que vocês passaram apesar dos problemas, o sabor deve ter sido ainda melhor.
Sabes, à medida que vocês forem avançando vão encontrando cada vez mais pessoas que vos vão querer lixar, muitas delas que se vão fazer passar por "amigos" para na primeira oportunidade tentarem dar o golpe. Não te sei explicar, é a natureza do "jogo" de certas pessoas. Eu vejo isso na minha profissão e pelo que tu descreveste aqui, parece que na tua o "bicho" também é forte.
Tenta manter-te sempre fiel a ti mesma.

Beijinhos

12:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

Poca,

Ao navegar pela internet calhei neste post e sinceramente fiquei um pouco triste com o teu comentário... Apesar de não ter percebido o seu fundamento pareceu-me depreciativo, por isso decidi responder. Em Primeiro lugar, independente da minha opinião em relação ao teu trabalho, que até é positiva, seria incapaz de o desvalorizar, mesmo que não fosse. Porque cada um faz o que sabe e ninguém deve julgar quem quer que seja e ninguém tem o direito de desmotivar ninguém.

Por outro lado, uma crítica pode ser bastante positiva, construtiva e eu teria adorado que me a tivesses dado pessoalmente!

Concordo quando dizes que os concursos não são justos. Mas os concorrentes são sempre suspeitos para falar porque acham sempre que merecem um lugar melhor. Eu também sou suspeita para falar porque me coube um segundo lugar, mas garanto-te, eu que sou do Seixal e só estudei em Faro, que não conhecia ninguém nem paguei a ninguém para me favorecer!... Além do mais, o dinheiro quase mal chegou para "comprar roupa"... (como fez questão de salientar certo "anónimo" que comentou o post!) ahahahahaahahahaahah!!!
Eu própria também já concorri a outros concursos antes e já sei como são as coisas. No entanto, antes de se concorrer deve-se definir em que condições se concorre: se para ganhar dinheiro; se para competir e provar que se é o melhor; ou para averiguar o impacto do trabalho no público! Este último foi o meu principal motivo que me levou a concorrer, e, o meu verdadeiro prémio foram os elogios do público quando saí do palco!
1000 €?... 1º) não foram 1000 €, foram 750 €; 2º) não vou ficar com nenhum porque além de ser a dividir entre todos os elementos, ainda é preciso pagar todas as despesas que tivemos de combustível, gravações, material, etc, etc... mas isso não me importa, não foi por isso que eu concorri... Para ganhar dinheiro arranjo um emprego!... ;)
Um concurso dá a oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho, que de outra maneira seria mais difícil pois teríamos que ser contratados... ou então também podemos cantar no metro como fizeram os Grandes Mestres: Jorge Palma, Sérgio Godinho... que eram felizes a fazer o que gostavam e defendiam ideiais, não precisavam que ninguém os julgasse porque o prémio deles era simplesmente fazê-lo!

Poca,

Mas pelo que sei tens conquistado os teus fãs e desenvolvido um trabalho importante. É disso que te tens de orgulhar e é nisso que tens que continuar a apostar.
Além do mais, fica-te mal menosprezares, pois nem sequer o referiste, o honroso prémio que ganhaste!

Mais uma vez, parabéns e votos de continuação de muitos sucessos! ***

2:53 PM  

Post a Comment

<< Home