Thursday, June 21, 2007

when it's real.. there's no need to say it


para mim a amizade é uma caminhada que se faz sem pensar
livre de pressões ou de obrigações
que ganha forma à medida que a vida permite o estar junto
que cresce à medida que nos apetece partilhar...

ao longo da vida muitas pessoas me tomaram como amiga e me perderam
ao longo da vida eu tomei muitas pessoas como amiga e perdi
nas que ficaram encontro os meus amigos
e tenho muitos!

não considero amigos aqueles que estão comigo porque a vida nos junta
mas sim aqueles que apesar de já não "fazermos" nada em conjunto nos apetece estar.. e estamos.
na minha profissão todos os anos tenho colegas novos que até poderia juntar à minha lista de amigos, mas não junto, porque no ano seguinte sei que já cá não estão..
isso não invalida que no tempo em que estamos juntos, possamos ser amigos de facto..
mas a amizade tal como eu a vejo é mais do que isso
é mais do que um ano.. é mais do que dois

os amigos verdadeiros, nem precisam de estar presentes
há alturas em que outros até nos acompanham mais..
mas não os confundo..
o coração distingue os lugares

sempre que alguém se aproxima de mim de forma muito brusca aclamando uma amizade que ainda não existe..
algo em mim se retrai
as coisas instantâneas são pouco consistentes..
e mais cedo do que tarde até podem azedar

sempre que alguém me elogia sem cessar
o desconforto é maior do que o prazer..
incomoda-me quando não sinto, também vontade de elogiar..

sempre que alguém acha que me conhece e assume que me tem na mão
eu fecho a porta e nem digo que não..
até me aborrece a explicação.

não sei porquê
não sei explicar
mas sou difícil de chegar

os amigos para mim são família
e cada um tem o seu lugar
da maneira como eu corro a vida
às vezes nem por eles consigo parar
mas os meus amigos conhecem-me bem
entendem-me, apoiam-me, não me impedem de voar

se eu disser à boca cheia que já tenho muitos amigos
pode parecer prepotência a quem quer entrar
mas para manter os que tenho
já nem tenho o Tempo que lhes queria dar

e sim há pessoas de quem recebo mais do que dou
com todo o carinho reconheço-lhes o valor..

apetecia-me fazer a lista das pessoas que moram cá dentro
mas são muitas e com diferentes graus de calor
e mais importante do que lhes dizer o nome
é sentir-lhes tamanho amor..

13 Comments:

Blogger Cusco said...

Conta comigo!

Um beijo.

6:55 PM  
Blogger Maariah_r said...

Poca, sempre sábia nas palavras.

Eu costumo dizer que tenho poucos Amigos.

Já comentei uma vez que há uns bons anos atrás escrevi sobre este mesmo tema, na altura eu dividia as pessoas com as quais me ia cruzando ao longo da vida em Amigos, amigos, Conhecidos e conhecidos. E nesta divisão a utilização das maiúsculas faz toda a diferença.

Os Amigos seriam aqueles a que te referes no texto como os que ficaram, os amigos provavelmente os que consideraste Amigos mas perdeste, sendo por vezes confundidos com Conhecidos e conhecidos os que todos os anos se cruzam contigo no trabalho

A Amizade precisa de tempo para ser cimentada, e não é 1 nem 2 anos que fazem isso. É normal que ao longo da nossa vida encontremos pessoas com potencial de Amigas mas demora algum tempo a atingiram esse estatuto.

Eu também não gosto de nada imposto, tudo o que é imposto deixa-me desconfortável e prefiro ter poucos Amigos mas verdadeiros sem medo de os perder concordemos ou não com as decisões tomadas ao longo da vida.

Tenho sim muitos amigos e muitos mais conhecidos e desses alguns eventualmente tornar-se-ão Amigos mas só o poderei dizer no final da jornada...

[tenho a sensação que o comentário está confuso mas não o vou voltar a ler]

Fica bem

9:17 PM  
Blogger Lívio said...

Todas as pessoas são diferentes
e aí está algo que desafia a vida
que nos leva a tentar perceber os outros de forma diferente
da nossa maneira de ser, de viver.
Alguns precisam de tempo para amadurecer os sentimentos, a amizade, o amor.
Outros, quando sentem precisam de dizê-lo, de partilhar com aqueles de quem gostam.
Tenho poucos amigos
e para mim amigo é aquele por quem nutro admiração, carinho, confiança.
É alguém em quem acredito e que não hesito em me dar
sem nada esperar em troca.
Grande parte da minha vida é feita de certezas,
nos sonhos, na amizade, no amor.
As minhas dúvidas estão nos homens,por isso tenho poucos amigos, mas mesmo assim confio na sinceridade das pessoas,
mas só chamo amigo a alguém quando tenho a certeza do que sinto.
E não preciso de tempo para o saber,para ter a certeza do que sinto.
O tempo, esse serve para amadurecer a amizade, o amor,
para entender e conhecer,
saber em que podemos ajudar,
mostrar que estamos presentes
e partilhar.
Para ti...there's no need to say it
Por mim, subiria ao alto do mundo
e gritava-o aos quatro ventos
para não me rebentar no peito

Beijos

9:22 AM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Bonito, carai! Mesmo.
Bom fim de semana e um abraço Poca.

10:56 AM  
Blogger jomaolme said...

É uma benção também ter a amizade. E tu, se tens muitos e bons amigos, és uma sortuda.

Conserva-os!

Beijokas

11:23 AM  
Blogger Alien David Sousa said...

"o coração distingue os lugares"

Para mim esta tua frase diz tudo.

Eu adoro ler os teus com atenção porque para mim há sempre uma frase que diz tudo e se reparares nos meus comentários, existe sempre uma que eu sublinho.

Houve alguém que disse que a Amizade é amar sem a parte sexual. E eu concordo. Não sou como tu, não tenho muitos amigos, tenho muitos conhecidos. Muita gente de quem gosto e acho piada mas ponto final. E tenho uns poucos amigos, que adoro, por quem faria qualquer coisa. Para quem estou sempre lá.

Sou como tu em relação às pessoas que se tentam aproximar de mim muito depressa. Não gosto. Mas sei que tenho culpa no cartório porque sou uma pessoa muito brincalhona, que dá nas vista, não vou dizer que sou sempre o centro das atenções, mas quando estou bem disposta sei por os outros bem dispostos e isso atrai. E existem muitas pessoas que não sabem ver a linha. Aquela linha que existe entre ser acessível e o querer ter uma amizade.

Também me chateiam os elogios. MUITO MESMO.

E concordo quando dizes que tudo o que é instantaneo não vale a pena.

As amizades são testadas pela vida. E só assim nós sabemos se são verdadeiras ou não. As minhas tem sido. E eu posso dizer que sei que tenho poucos mas bons amigos, que apesar de termos passado por algumas tempestades estamos aqui para o que der e vier.


Beijinhos

4:03 AM  
Anonymous Anonymous said...

Palavras tão bem ditas e cheias de verdade...mereces ter muitos e bons amigos:)

Beijinhos:)

1:16 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

A voltar, devagar, vim deixar um bjinho.

1:31 PM  
Blogger foryou said...

Um belo texto! É isso mesmo: amigo é e onto final. Não se explica, não se obriga e nem tem de fazer em conjunto, Apenas é.

2:19 PM  
Blogger Trigo Limpo said...

"Tenho amigos para saber quem sou...". Por mim, espero que os meus amigos cumpram sempre esta premissa...

;)

Ps: Penso que será mais pelo teu olhar que os teus amigos saberão se "moram [aí] dentro"... A lista é desnecessária..

7:29 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bom dia e boa semana, bjinho,

11:01 AM  
Blogger Trigo Limpo said...

A frase em causa é do Oscar Wilde.

Fica para a próxima... ;)

12:03 PM  
Blogger Vício said...

eu conheço-te e tenho-te não mão! :P
essa é uma boa piada!!

3:13 PM  

Post a Comment

<< Home