Sunday, October 28, 2007

A estranha em mim


Há muito tempo que não via um filme onde me visse tanto...

Com um argumento e um texto excelentes.. eu diria que na voz radiofónica da jodie.. ouvi coisas que eu também já disse.. mas ela disse-o de uma forma muito mais credível.. mais sentida..
a minha imposição de ser forte e de não me deixar derrubar por aquilo que não posso mudar, leva-me sempre a aligeirar o tom..
como que fingindo que não doi. pelo menos não tanto como, de facto.
(Menos aqui claro. inacreditavelmente.)

Como é que se perde um amor?

Perder sem acabar nada, torna tudo muito mais difícil
O motivo da perda e o contexto da mesma, despoletam diferentes tipos de dor,
o vazio, esse, hoje percebi que é o mesmo.

Quando uma relação acaba mas tem um fim..
(também já lá estive)
há o acreditar que adiante vem gente
e que se merece melhor

Quando o fim vem sem avisar..
Não há como aceitar
ficamos nós
perante um mundo que não pára
e uma sociedade que indiferente nos diz: keep going

Como é que se perde um amor?
Como é que se esquece o amor que se sonhou a vida toda?

Como é que se volta a ser aquilo que se era?
Como é que se recupera a fé que se perdeu?
Como é que se volta a acreditar?

Quantos amores tem uma vida?

Quanto de nós se perde na perda?
Quanto se ganha?

No caso da Erica(jodie foster)... a estranha nela era uma mulher frágil e assustada, que passou a linha moral por onde se rege a justiça, para combater a injustiça que a justiça não combatia.. e para se proteger a ela quando a justiça não a protegia.
No caso da Erica.. o filme trouxe-lhe outro amor de volta. Assim... logo. Mas mesmo sendo filme, não mostraram ela recuperada.. nem chegamos a saber se ela de facto ficou com ele..
a mim agrada-me pensar que sim. as duas coisas.

A estranha em mim...
não sei.
já passaram dois anos e ainda me consigo lembrar.
Não das tuas mãos, claro. isso também já não.
Mas lembro-me que antes acreditava.

Hoje vejo as pessoas à minha volta e não as enfeito.
Vejo-as tal qual elas se apresentam.
Mais ponderada, claro. Mais cautelosa, sem dúvida. Mais exigente, também.
Mas olho.
E não vejo nada que me interesse. não a mim.

Os homens de hoje (e refiro-me aos que conheço claro), ou são comprometidos e não me interessam, ou não são interessantes o suficiente para me interessar.
Os que sim.. têm medo demais. medos demais. o que lhes retira imediatamente o interesse que eventualmente poderiam ter.

Não me sai da cabeça uma frase que o meu encenador actual me disse aí há tempos.
Um homem muito sério, com um humor inglês muito peculiar(sendo que ele é de facto inglês). Um homem que já viveu muito e que parece-me bastante perspicaz. De poucas falas e muito exigente. Onde primeiro as pessoas têm que merecer para que ele lhes dê nem que seja um "obrigado", ou um "bem feito senhora", digno dos seus setenta anos de experiência.

Perguntou-me: namora?

respondi que não e continuei a olhá-lo nos olhos tentanto não mostrar fraqueza e tentando perceber o porquê da pergunta.

É, (disse ele)... os homens sentem-se intimidados com mulheres bonitas inteligentes... (voltou costas e não voltou a perguntar mais nada pessoal desde então)

nem todos espero eu.
mas até agora, os que se interessam, ou os motivos por que se interessam, não me interessam.
não a mim.



Quanto ao filme, a quem não viu recomendo. e peço desculpa por tudo aquilo que deslindei.

29 Comments:

Blogger Vício said...

mais uma vez entendo-te perfeitamente!
felizmente encontrei alguém que não pensou em domar-me!

quanto ao filme... no intervalo comentei com alguém "é espectacular ser-se assim insensivel! dá sensação de poder!". apenas recebi um olhar curioso em troca...
também recomendo!

10:54 AM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Ler te fez me senti me.Eu percebi ponto por ponto.tb há 2 anos que tento saber:
Como é que se volta a ser aquilo que se era?
Como é que se recupera a fé que se perdeu?
Como é que se volta a acreditar?

Sou muito mais medricas mas muito mais forte tb nas escolhas.Dificil de entender...

O filme é genial.Eu tb vi ali tantas das minhas noias.

(a música do meu blogge é sobre querermos nos perder para nos encontrarmos, sós ou acompanhados....)

Gosto de ti.Bjo e boa semana

11:28 AM  
Blogger mixtu said...

não peças desculpa
e ver um filme e reflectir assim, bem dito filme
sinto-nos incomodado por mulheres bonitas, sem duvida e se inteligentes... por vezes passamso aolado da nossa felicidade por as colocar num pedestal...
abrazo europeo

12:17 PM  
Blogger Marta said...

Poca ao ler este teu texto, parece que me estou a ver ao espelho! Também já lá estive, onde estiveste, da forma que estiveste, tal e qual! E sei o que doi, ah pois sei!
Como saí? Quando escolhi de coração, quando dentro de mim realmente nasceu uma vontade de deixar o passado onde ele está e de mudar, porque me conscializei que merecia muito mais do que aquilo!
Dois homens disseram-me uma coisa:~
um disse-me que os assusto porque tenho varias coisas que as mulheres não podem ter " sou gira, inteligente e manipuladora e tenho consciência disso"
o outro diss-me: " que o meu feitio os assusta porque os homens gostam de controlar"
No fundo,a nossa forma de ser é apenas uma defesa!

12:58 PM  
Blogger Simone said...

"Os homens sentem-se intimidados com mulheres bonitas e inteligentes", concordo, mas nem todos... E os que arriscam a sorte, normalmente são os melhores, por isso à que aguardar :-)
Obrigada pela sugestão cinematográfia, tenho que ver esse filme.
Beijoca

1:47 PM  
Blogger Jaci Paganini said...

Concordo plenamente. Os homens sentem-se intimidados por muleres bonitas e inteligentes. Pois elas colocam em risco a fictícia superioridade masculina. Poucos são os que apreciam tais qualidades em uma mulher. Acredite no que digo pois tambem sou homem e sei do que falo. Muitos amigos me chamam de louco por eu apreciar mais em uma mulher do que só sua aparencia.

4:05 PM  
Blogger Jaci Paganini said...

Respondendo a sua pergunta. Creio que me confundes com outra pessoa, nunca publiquei nada além do que esta em minha página. Obrigado pelos comentários.

Atenciosamente:
Jací Paganini
jaci.paganini@gmail.com

4:09 PM  
Blogger Aragana said...

Nunca mais somos as mesmas... é garantido.

4:35 PM  
Blogger Azeitoninha said...

Oh Poca, não sei o que te dizer, ou melhor escrever!


Nunca passei por isso, e espero não passar tão cedo, por isso deixo-te um grande beijão :)

6:10 PM  
Blogger O Profeta said...

Há sempre quem fica
Quando o sol adormece
A noite renova a paixão o feitiço
Que o coração não esquece


Boa semana


Doce beijo

10:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nem todos Poca:) sei que é dificil, sabes que te entendo, mas também sabes que acredito e espero que não desistas de acreditar, simplesmente não procures, deixa acontecer, quando menos esperares vai surgir e vai ser lindo, mas talvez primeiro tenhas que limpar o Coração do que te magoa, transformar as recordações que dóiem em recordações de algo que já foi, mas já não é importante. Tudo vai ser mais natural a partir daí:)

Beijinhos:)

11:25 PM  
Blogger MEIO MALUCO said...

Essa é a magia dos filmes, muitas vezes revemo-nos em algumas coisas, noutras imaginamos que as poderiamos estar a viver... bem-dita a sétima arte!

12:41 PM  
Blogger Fallen Angel said...

Ainda não vi.. ( apontando.. salta para a lista ).

Aproveito para dizer que te linkei e já agora.. discordo do teu encenador. :-)

3:20 PM  
Blogger Seamoon said...

Bom agora tenho de ir ver o fime!!
Adorei o post!e como me revejo em pedaços dele..na perda e do ai não sinto nada e tal ,não dói.
Quanto aos homens...espero bem que ainda haja por ai alguns "bravos"
;))
lembras-te da história dos princepes e dos sapos?
Olha filho da #"**&%** do principe!!!lol

jinhos grandes.
ps-espero que estejas melhor.
bj

6:35 PM  
Blogger Yes, Master said...

Olá

Ainda não vi o filme. Tenho a certeza que a jodie se portou muito bem. quanto ao tema, ele não se revela muito interessante, mas no entanto, lembra-nos que a fronteira do bem e do mal se encontra cada vez mais ténue.

Quanto à realidade comparada, lembra que cada vez mais é importante amar e ser amado.

O amor é tudo isso e mais o tempo certo de o partilhar com outra pessoa.

Mas e tu? Como és tu para quem, igualmente, procura?

Beijos

7:01 PM  
Blogger johnny D said...

Relativamente aos homens, e sendo eu um dessa misteriosa espécie, posso dizer que acertaste na maioria dos factos. Ou estão comprometidos, ou não interessam, ou têm medos. Mas existe ainda uma possibilidade que não abordaste: aqueles que ainda não encontraram a pessoa certa; mesmo que haja mulheres interessadas nele, ele não está interessado nelas, não significando que esteja algo de errado com ele.

8:36 PM  
Blogger vida de vidro said...

A minha visão do filme é outra: a história de amor é importante para termos a medida da dor e do trauma que ela passou. Mas a violência, o medo que gera, e a forma de a ela reagir é que é o tema fundamental. E quando reagimos como Erica nunca mais seremos as mesmas pessoas. As que amávamos, confiávamos, etc. E temos direito de fazer justiça pelas nossas próprias mãos? **

11:09 AM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bjinhos,

11:33 AM  
Blogger Sea said...

Confesso que li o post, mesmo, mesmo de fugida, porque a intenção, essa, era mesmo deixar-te um GRANDE beijo e dizer-te que espero que tud esteja a correr pelo melhor.

P.S.: com muitas saudades :)

H

4:06 PM  
Blogger Cusco said...

Olá!
Bonita e inteligente! Parabéns.
(Sei que o teu encenador tem razão)
Beijinho e um bom feriado!
Até breve!

5:15 PM  
Blogger L'etranger said...

doi e nada volta a ser. E só há uma coisa a fazer:

Luzes. Som. O palco. Just be yourself because the show must go on!

Bom feriado!

6:05 PM  
Blogger Alberto Oliveira said...

... ainda não vi o filme e tenho-o em agenda por "mérito" do realizador (Neil Jordan), porque quero ver como funciona dirigindo Jodie Foster. Que é um "thriller psicológico" é tudo o que sei. Veremos se me convence.

beijos.

8:51 PM  
Blogger Alias said...

Mulheres bonitas e inteligentes... ADORO-AS.
Para que serve uma mulher bonita se depois não se consegue falar com ela.
Bjs

8:04 AM  
Blogger Paulo said...

Os filmes, por vezes, são «espelhos» facetados onde nos revemos magnificamente favorecidos.
Mas à saida do cimema, ao virar da primeira esquina, não é bem assim.

Obrigado pela visita.
Paulo

5:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ola Poca!
Saudades do teu cantinho menina.
Disse que voltava mais que n
ão seja para me rever em certas palavras!

Espero que esse coração nade melhor...
O meu anda mais equilibrado!

Beijinhos de mim...
Talvez ainda te lembres de quem sou :)

9:03 PM  
Blogger Maçã com Canela said...

Sentido este teu blog...
Gosto de te ler.

beijos

10:28 PM  
Blogger O Profeta said...

Uma cartola de papel
Guarda o sortilégio, a emoção
Um passo de mágica ao acaso
Às vezes solta luz ao coração

Bom domingo

Mágico beijo

11:16 AM  
Blogger Alien David Sousa said...

Já tinha comentado aqui, mas as minhas palavras foram à vida :|

"É, (disse ele)... os homens sentem-se intimidados com mulheres bonitas inteligentes... "

Olha Poca, a sorte é que ainda existem homens inteligentes que procuram mulheres inteligentes e por o serem não se sentem intimidados pela sua beleza ou inteligencia. E isso que eles procuram. Acredita que existem homens assim.

Quanto ao filme, tenho de o ir ver.

Beijinhos

7:51 PM  
Blogger nuno said...

habituei-me a acreditar que a crença era um pedaço de papel enrolado, amarrotado, desenhado de palavras da cor do pó e do tudo o que era suposto e não é e é ilusão e exigência e termos fáceis e ingénuos e era estúpido pensar que se podia e crer era uma fachada orgânica para funcionarmos para além de nós e do que sentíamos...

e hoje... depois de tudo o que me habituei a acreditar...

acredito...

e foi necessário sentir depois de anos e anos sem sentir para saber que somos aquilo em que acreditamos...

foi necessário sentir que o sentir tinha passado para saber que o tempo é o que fazemos dele...

e que os homens e as mulheres são frágeis e fortes, densos e opacos, sensatos e estúpidos...

e é interessante descobrir...

é primordial descobrir...

11:54 AM  

Post a Comment

<< Home