Saturday, October 20, 2007

Linha!


horas a fio a ler afincadamente umas folhas com sublinhados a cor de rosa fluorescente
os olhos passam vagarosamente pelas palavras, como que a tentar que o cérebro faça um scanner exacto e ordene os porquês das frases..
dou por mim a falar sozinha, tentando com o som sentir o que digo
vivo emoçoes emprestadas na busca de as tornar credíveis

Mas no momento em que se aponta o foco, apesar da segurança com que se diz as coisas, apesar de parecer espontâneo,
às vezes o cérebro apaga-se.. a personagem fica em stand by e o eu reclama pela memória que se tem mas que se escondeu..

no teatro chamam-lhe branca..
quando de tudo o que se sabe, fica um imenso vazio,
o temível NADA

num ensaio, o actor pede linha, o ponto dá a deixa e recomeça tudo outra vez..
num espectaculo, dá-se a volta à questão.. inventa-se passa-se por cima, o colega ajuda e pronto.. passou
na vida acho que se passa um misto destas duas.
Levamos anos a acumular experiências que nos dêm a sabedoria para saber o que se quer.. saber o que se diz.. para onde se vai..
pelo caminho, independentemente da duração ou da intensidade da caminhada, haverão sempre momentos deste mesmo vazio.. deste nada.. desta sensação de e agora? ou não estava à espera.

Linha!

Contudo acredito que não nos definimos pela maneira como dançamos quando a vida nos faz sorrir, mas sim pela maneira como nos mantemos de pé (ou não) durante um desses.. nadas.
O facto de pensar assim torna-me forte.. ajuda-me na espera pela próxima dança.. ainda que a música demore em voltar..

É isso que nos distingue...
É isso que sinto que me distingue,
mas às vezes sabia bem ter alguém que possuísse o tal livro do destino (nem acredito muito nisto, acho redutor.. faz de nós bonecos.. mas pronto, assumindo o romantismo do conceito...)
sabia bem a ideia de um porto seguro onde recorrer a cada vez que a luz se apagasse.. algo que nos desse a deixa a seguir.. a certeza de se estar a cumprir com o nosso papel, que nos levasse de volta.. nos mostrasse o caminho de casa.

Seguindo esta lógica.. chego à conclusão que estou de férias prolongadas num hotel de luxo.

Como se estivesse agora a viver a minha vida à pressa, para um dia deixar tudo isto para trás e corresponder às normas da sociedade encontrando alguém com quem não me importe de casar e tenha filhos.

Curiosa esta questão,
toda a vida sonhei em casar e ter filhos. Casar nova e sete filhos!!!
Hoje, apercebo-me de que esse sonho não era o meu.
Hoje sei que estou muito mais próxima do meu lugar do que alguma vez estive.
Hoje sei que o marido vai ter de esperar, pois o meu caminho é por aqui.


Uma amiga minha teve esta semana o primeiro filho. 40 anos tem ela, e correu tudo lindamente :)
O facto de isto ter acontecido dá-me esperança. Tenho tempo ;P
Mas se alguém vir por aí o meu "futuro.." diga-lhe que estou por aqui..
e grite:
Linha!

14 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Todos nós nos deparamos frequentemente com esses nadas, essas brancas, todos nos sentimos perdidos ocasionalmente, o que eu aprendi foi a não procurar a linha, quando me sinto perdido simplesmente fico quieto, faço o que tenho a fazer, a minha rotina, o que eu gosto de fazer e deixo tudo fluir. A linha acaba por surgir quando menos se espera. Há algo que te quero dizer, não sigas as normas da sociedade, não sigas o tal guião de Vida já escrito para todos, nem sigas os sonhos que não são teus, segue sempre o teu Coração, os teus sonhos e escreve tu o guião da tua Vida. Não te cases com alguém com quem não te importes de casar e ter filhos, pois não serás feliz e muito importante não vais fazer essa pessoa feliz, casa com quem amares e que te ame a ti, casa com quem te fizer feliz e que tu o faças feliz também. Não te preocupes com o tempo a passar, existe um momento certo para tudo e para todos, tal como não deves procurar a linha, também não deves procurar o Amor, deixa que a linha chegue, deixa que o Amor surja naturalmente, deixa que a Vida flua sem nada forçares, simplesmente segue o teu Coração e os teus sonhos, sei que a ansiedade muitas vezes trai a simplicidades, mas se tiveres a força e paciência para não deixares a ansiedade te precipitar, simplesmente relaxa e deixa que tudo flua, os sonhos e o Amor, tudo chega no tempo certo, tal como o caminho a tomar quando estamos perdidos:)

Beijinhos:)

5:54 PM  
Blogger Marinha de Allegue said...

Cada quen ten que buscar o que mási feliz lle fai sentir, cada quen ten un camninho que percorrer, cada quen ten o seu caminho e precisa do seu tempo para facelo...

Unha aperta grande.
:)

10:12 AM  
Blogger nuno said...

Festival Islâmico... Casa praticamente cheia (tb não há muito para encher)...

A fala era simples... a dado momento teria de dizer "... pagará o crime com a vida"... em tom absolutamente assertivo...

O tom apareceu... mas a frase saiu "pagará a vida com o crime..."

Foram necessários alguns anos para saber que os enganos, as decepções, os planos rasgados... fazem mesmo parte... e que não é por isso que se vive pior...

Existe tempo para tudo... desde que o procuremos... até para o doce equívoco...

Beijos

12:56 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Excelente.
Boa semana, bjinho,

3:16 PM  
Blogger clica no play said...

;) gostei do teu blog, voltarei mais vezes;) rui

12:38 AM  
Blogger Šaяa said...

Ah que viver as brancas como o resto... a "Linha" chega mais dia menos dia ;)

A minha prima esta para ter o 1º bebe por estes dias... tem 41 anos ;)
Dá muita esperança ;)

Beijinho!!

12:12 PM  
Blogger vida de vidro said...

Gosto desse teu paralelo entre a vida e o teatro. Bom texto.**

12:17 PM  
Blogger Vício said...

bingo!

9:07 PM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Amei!

Linha!

bjinhos

1:31 PM  
Blogger Alberto Oliveira said...

... podes ficar descansada que se eu o vir... grito "Linha!"...

... mas tu vai também dando um look por aí. Sem pressa.

Óptima semana!

3:14 PM  
Blogger kolm said...

Oi linda!!

Mais uma vez palavras verdadeiras reais e honestas!!
afinal acabamos por ser todos iguais e sentirmos da mesma maneira... e é ai que está o encanto da vida!!
....
Eu tenho uma tia, que perto dos 50 anos pensava que tinha entrado na Menopausa... quando foi ao Ginecologista ia caindo para o lado quando viu a cegonha lá à espera (lol)!! E lá nasceu a Beatriz... Super saudável e de parto normal. Lindíssima!!!
Gosto das pressões do relógio biológico (lolol)!! Já lhe perdi desculpa apenas por ter que o adiar por mais uns aninhos...

Um sorriso do tamanho do mundo para ti, Poca!!!

12:58 PM  
Blogger Cusco said...

Olá!
Gostei muito deste teu texto. Desta tua reflexão sobre a vida…. Faz-me pensar !
Beijinho!

5:59 PM  
Blogger johnny D said...

É bom ver que encontraste o teu caminho. Pessoas há que nunca o encontram, e ficam para sempre perdidas a vaguear à espera de um rumo. *

9:34 PM  
Blogger L'etranger said...

Agora gritas "Linha", e quando menos esperas vais gritar.....





"BINGO"!!!

e isso nem é o mais difícil! È que depois do "BINGO" vem outra "branca" proporcionalmente maior...

e agora??? Fico por aqui ou peço outro cartão?

6:00 PM  

Post a Comment

<< Home