Tuesday, October 09, 2007

não há-de ser nada..

Nunca fui muito de política, nem percebo grande coisa..
desde miúda as notícias nunca me seduziram.. e guerras, fomes e desgraças eram coisas que dava na televisão, tipo filme.
sempre preferi manter-me à parte dessas realidades.. acho que se as enfrentasse como verdades me iria revoltar contra o mundo.. e no essencial sei que nada posso mudar.
Vivo consciente de que sou contra muita coisa.. mas até a minha impotência já aprendi a aceitar..
Não me acho fraca nem covarde.. faço o que posso, digo o que penso.. um dia isto há-de mudar. espero (com letra pequena poque isto da esperança é coisa que também está a escacear).
No que depender de mim força, estou cá para ajudar.

Agora isto da ETA dizer que ia fazer explodir uma bomba em Faro.. não sei porquê desperta-me a atenção.
Não vejo notícias, mas há sempre alguém que as vê e me vem contar. Acendi a televisão mas nada de grave se parecia passar (quando há uma desgraça destas eles param tudo e em algum lado estaria a dar). Telenovelas, joguinhos, nada.
Fui ao google: "Bomba ETA Faro".
Sim de facto houve uma ameaça de bomba, mas não diz o dia nem a hora exacta.
Não sei porquê mas a conversa da governadora civil dizer que ah e tal era falso não me tranquiliza por completo.
Mais uma vez tento não pensar nisso.
Mas o vaivém de ambulâncias e carros de polícia não pára. É bombeiros e sirenes por toda a cidade.
Fui para "ensaio" de teatro (não sei porquê mas tenho sempre algo que me diz que nada me vai acontecer... que a estoirar a bomba, estoira enquanto eu não estou. um pouco egoísta/naíve, sei.) e na volta as luzes azuis a piscar pela cidade fazem-me novamente lembrar...
passo por um daqueles letreiros publicitários com luzes fluorescentes, está avariado e a piscar.. Passa-me pela cabeça que aquilo podia explodir quando eu passasse.. mordo o lá bio e agarro o volante com mais força... pronto já passou..
Mas ao chegar a casa rompe no céu um novo som.. inquieta-me, sossego-me a mim própria, mas realmente, helicopteros a esta hora..

Diz que a ETA ameaçou a bomba em Faro, porque Portugal não sei quê qualquer coisa de apoiar a Espanha..
era mesmo o que nos faltava por cá.

10 Comments:

Blogger Azeitoninha said...

Realmente, ele há cada uma... agora vem a ETA chatear-nos?! Não nos faltava mais nada... depois crise de dinheiro espera-nos uma crise de guerra?!

Onde vamos parar?!

Beijinhos linda e eu fico a torcer para k nada te aconteça a ti, eu sei que não acontece :)

9:10 AM  
Blogger SÓNIA P. R. said...

Boa semana e um beijinho.

10:56 AM  
Blogger Alberto Oliveira said...

Primeira atitude a tomar: nada de pânico. Depois, é muito pouco crível que a ETA "passe por cá" a deixar a sua assinatura. Portugal deve manter diplomaticamente neste caso (com a vizinha Espanha) uma posição que me parece a mais correcta: a de não atacar o referido movimento separatista basco porque a resolução do "problema" é essencialmente do governo espanhol. Pelo que se sabe, Portugal ainda é um país independente. De Espanha.
De resto, se alguma coisa de facto se passasse, tu avisar-me-ias que eu ia aí a baixo para ajudar a resolver o assunto.

Beijinhos e sorrisos.

11:49 AM  
Blogger Fallen Angel said...

Creio não passar de especulação.. a ETA não tem interesse em expandir as « fronteiras » até porque a causa basca é semelhante á de Portugal de 1640... nós conseguimos o que eles desejam..

11:53 AM  
Blogger MH said...

Como diria já não sei bem quem, «apresso-me a rir de tudo, com medo de ser obrigado a chorar»... ;-)

12:54 PM  
Blogger asdrubal tudo bem said...

é uma sensação muito estranha. há dois ou três anos fui a londres 4 dias na precisa altura em que foi decretado alerta máximo por caus dos terroristas e como passava o dia inteiro a andar de metro entre as reuniões era assustador cada vez que pensava na possibilidade de uma bomba rebentar nessa altura.

12:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acredito muito sinceramente que não passou dum falso alarme ou de alguém que fez uma brincadeira de mau gosto. Os bascos são por norma grandes admiradores de Portugal, pelo facto histórico de nos termos libertado de castela e sermos independentes, ainda que tenha havido um acordo de cooperação assinado entre as policias dos dois países, a ETC não se vai alargar para o nosso lado, quanto menos inimigos tiverem melhor, além de que ideologicamente é desprovido de qualquer sentido. No entanto entendo-te perfeitamente, quando nos pomos a pensar em perigo, em guerra, em terrorismo etc... há sempre um sentimento de medo que se apodera nem que seja por uns instantes, mas logo tudo volta ao normal:)fica tranquila Poca:)

Beijinhos:)

3:00 PM  
Blogger lagarto said...

não há caso para alarme. há mtas ameaças de bomba, e a posição oficial de Portugal é aquela de muitos países e que diplomáticamente tem de ser tomada, que é estar ao lado dos governos legitimamente eleitos.

quanto ao tudo te passar ao lado e agora não ter passado é simples. As noticias são dadas num telejornal consoante um compromisso entre a sua importância e grau de proximidade. duas noticias da mesma importância são dadas pela ordem de: primeiro portugal, depois o exterior. por isso, se ouver um atentado cá dará primeiro que um atentado em espanha,iraque e por aí fora.
isso é assim pk é assim que se revela tbm nas pessoas e, por isso, agora foi em faro e mexeu ctg kd pelo mundo fora não mexe=)

10:45 PM  
Blogger nuno said...

Mesmo não emitindo opinião sobre a autonomia de cada comunidade espanhola (que a tenho), a verdade é que existe um acordo entre a França e a Espanha que impede que a ETA se organize, se treine, ou se arme em solo francês... para efectuar ataques terroristas no país vizinho.

Parece-me lógico que em Portugal nos preocupemos se a ETA tem uma ou mais células terroristas, seja no sul ou no norte do país.

Existem realidades muito assustadores por esse mundo fora. Nem é preciso viajar até ao Oriente... ou recuar muitos anos...

Aqui mesmo, na Europa, há quem se levante todos os dias para ir ao trabalho, ou para a escola... e saiba que por questão de disputas políticas... há quem esteja disposto a fazer-lhes mal...

Mas levantam-se na mesma... e essa é a melhor forma de combater o medo e a injustiça...

12:36 AM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Não ha de ser nada.

bjinhos

2:12 PM  

Post a Comment

<< Home