Saturday, October 06, 2007

Coisas por dizer


Não te disse nada, porque não consigo falar às metades. E é muito aquilo que teria para te dizer.

Escrevo por aqui porque é mais fácil. Terei mais cuidado nas palavras (posso sempre reler e apagar) e não há tom para descer.

Ainda no outro dia disseste que tenho de ter cuidado com o que digo e na maneira de o dizer porque posso magoar as pessoas.
Disse-te: tu também. Mas acho que não entendeste.

Estou zangada contigo. Muito zangada contigo.
Mais do que zangada estou desiludida.

Achava que quando aceitaste o papel, aceitavas também as condições de trabalho para ele.
Achava que tal como nós te sentias feliz e irias agarrar a oportunidade como uma benção.
Achava que ia gostar de trabalhar contigo.
Enganei-me.

Hoje sei que do teu pedestal nunca tiveste dúvidas de que ficarias com o papel.
Da mesma forma que não te passa pela cabeça que quem te escolheu já se arrependeu.
Dizes que não te importas com a imagem que os outros têm de ti.
Pois eu penso, antes te importasses!

Incomoda-me que não estejas tão empenhado como nós.
Incomoda-me que nos estejas a prejudicar e que nem te apercebas disso.
Incomoda-me que te desculpes continuamente não tendo a noção do quanto nos aflige a tua descontração no não saberes. (acho que finalmente no ultimo ensaio percebeste. Espero. Eu e todos. Mas já te preparavas para entender aquilo como uma revolta do encenador perante a companhia e não para contigo mesmo. Incrível a tua falta de vista!)

Dizes que tens uma dificuldade inicial em decorar o texto.
Então, porque não começaste a trabalhá-lo há mais tempo?
Lembro-me de te ter encontrado por Faro e de te dizer que ia para casa decorar o texto.
Lembro-me da tua resposta: Temos tempo! Não somos profissionais!

Que tu não te consideres profissional é uma coisa(de facto tens agido como tal), mas todos os outros temos trabalhado como se o fossemos!
Nessa tarde decorei 10 páginas de texto lembras-te?
Que fizeste tu? Nada!
Que te importaste tu? Nada!

Porque a verdade é que eu não te vejo preocupado por não o saberes! Chegas lá, vês-nos de roda dos papéis. E lá vens tu com a conversa da comédia del art, dos quilos que vais emagrecer, dos convites, da inveja que tens dos nossos 30 anos e que se os tivesses não sei quê. Foda-se!

Sabes quantos olhares de desapontamente foram trocados a cada ensaio em que na expectativa de que tivesses trabalhado, percebiamos o contrário?
És assim tão bom e não consegues decorar meia dúzia de linhas?
Tens noção que dos três és o que tens menos texto, ou não?

Ah ya.. tava-me a esquecer.. a tua vida é muito mais importante.. tens muito mais coisas para fazer! bah!

E dares valor ao projecto onde estás envolvido, não?
E cumprires com o que te é devido, não?
E mostrares algum entusiasmo por ele, não?
Porque todos os outros estão convencidos de que vai ser algo brutal, sabias?

E acima de tudo.. não quero palmadinhas nas costas, nem abraços e nem desculpas,
Não quero mais conversas, nem cafezinhos, nem telefonemas.
Só quero que sejas o gajo mais velho lá do teatro...
que é bom.


(desculpem todos os outros que levam também com o recado. Mas quando as coisas me moem mesmo, não as consigo dizer e a única solução mesmo.. é escrever.
(os meus miaus estão doentes.. foram ao doutor e ainda estão meios endrominados da anestesia..)
(de noite tenho tido frio.. mas de dia tenho-me esquecido de comprar mais uma manta.. )
(hoje é sábado à noite.. vou sair ;P)

12 Comments:

Blogger astuto said...

Tem calma, não discutas tão alto. Gostei de ler o teu desabafo, grande mulher!

Cumprimentos.

11:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Realmente é irritante e frustrante uma pessoa dedicar-se e depois haver alguém que não quer saber e assim compromete o trabalho de todos. Ainda por cima essa pessoa parece ter a arrogância e presunção de que é o maior, quando na realidade me parece ser o pior e não respeitar o trabalho que todos os outros fazem. Eu falo por mim quando digo que não tinha paciência para trabalhar com alguém assim, fosse no que fosse. Acredito também que tu lhe devias dizer tudo isto na cara, se ainda não disseste, talvez ele assim despertasse para a realidade e das duas uma, ou mudava o comportamento ou saia e deixava-os trabalhar com empenho sem atrapalhar.

Beijinhos:) e compra uma manta, não te esqueças:)

1:57 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

No ponto e pronto Poca.
Em cheio.
Resisti e insiste.
Bjinho,

5:14 PM  
Blogger nuno said...

Teatro amador implica muitas horas de trabalho... mesmo que muitos julguem que não.

Apesar de nunca ter experimentado "bloqueios" com as minhas falas, tenho sempre grandes crises existênciais com os textos, antes de entrar em palco. Mesmo sabendo isto... admito... não tenho as falas decoradas tão cedo quanto devia.

E para ser honesto... acho que se tivesse que aguentar "bifes" imensos ou dez páginas de texto... caía para o lado... ;)

9:34 PM  
Blogger Nomyia said...

Quando as coisas nos moem... O melhor a fazer é deixá-las sair. Porque deixá-lo cá dentro só faz é pior...
*****

9:38 PM  
Blogger asdrubal tudo bem said...

ser amador não implica ser abandalhado e principalmente quando há gente envolvida que tudo faz para que as coisa corram bém. em tempos tirei um curso de teatro , só por curiosidade, e quando foi para fazer a peça final havia sempre algumas pessoas que nunca apareciam aos ensiaos porque diziam que tinham muito que fazer e algumas delas acabavam por ser vistas em esplanadas à conversa sem fazer nada.

12:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Palavras bem escolhidas, bem escritas... só espero que de facto tenham atingido o seu destinatário, e que este as receba com humildade e sentimento, para que possa reflectir sobre elas...
Fica um beijo

1:29 PM  
Blogger vida de vidro said...

É sempre mais fácil escrever. Mas é bom que a mensagem chegue ao destinatário. É terrível a falta de envolvimento naquilo a que nos comprometemos. **

3:00 PM  
Blogger Vício said...

é mesmo fodido mas irá sempre haver uma ovelha negra em cada rebanho!

3:29 PM  
Blogger Obscuridade Translúcida said...

Estou contigo como sempre...

10:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

parece que tou a ter um dejavu

10:15 AM  
Blogger Alien David Sousa said...

Grande desabafo.

"Da mesma forma que não te passa pela cabeça que quem te escolheu já se arrependeu"

Os/as mais arrogantes, que se estão nas tintas para os outros porque acham que o seu modo de ser é o certo e é aquele que lhes apetece assumir perante os outros sem pensar nas consequências, são também os mais "tapadinhos". Não vêem um boi à frente do nariz

Beijinhos
p-s beijinhos para os miaus

9:42 PM  

Post a Comment

<< Home