Queria misturar-me com as flores
e com elas poder abrir e fechar-me conforme as horas dos dias
Queria dissolver-me no vento
e com ele poder dançar sem nada com que me preocupar
Ando com a cabeça a mil com tudo e mais alguma coisa a exigir que me multiplique em mais
Não percebo muito de política nem de leis
mas sei ver que a Educação é coisa que existiu em tempos longínquos que já lá vão
lembro-me da minha mãe me ouvir a contar o meu dia de aulas
lembro-me da minha mãe brincar comigo e mais do que a exigir que fosse uma boa menina, dar-me o exemplo..
lembro-me de ter respeito pelos professor e de tremer só de pensar que algum se iria zangar comigo
lembro-me de ter medo de ter negativas nos testes e de que nem sempre um Bom era o suficiente, pois em casa alguém esperava mais de mim
hoje, já ninguém respeita ninguém.. e os pais ocupados com as suas vidas esperam que os filhos se safem e os professores que os aturem
Hoje ouço filhos a dizer aos professores: "não faço", "não fiz", "não trouxe" e a dizer palavrões como quem diz bom dia
Hoje ouço os pais a dizerem "eu trabalho! e não tenho tempo para o controlar" e a esperarem que o filho mude sem contribuirem em nada para isso.. "Ó professora ele não me respeita!"
Hoje vejo miúdos a serem suspensos da escola por procedimentos disciplinares e a voltarem mostrando o telemóvel novo que ganharam ou a psp de ultima geração..
Hoje vejo miúdos a faltar às aulas constantemente que não reprovam por faltas porque estão dentro da escolaridade obrigatória..
Hoje vejo miúdos que não fazem nada e os professores a ter de preencher relatórios a justificar o nível inferior a três atribuído e a fazer planos de recuperação para os meninos, só porque interessa ao país mostrar lá fora que já não há analfabetos em Portugal .. e que diminuiu a taxa de abandono escolar..
Hoje vejo miúdos na rua até às 22h, 23h meia noite e os pais a dizerem "tá bem" só para não terem de os aturar em casa
Hoje vejo miúdos de 10 anos a roubar bicicletas em garagens alheias e os pais a desculpá-los acreditando que têm em casa o melhor filho do mundo!
Hoje ouço pais a dizerem que eu como não sou mãe, não tenho legitimidade para lhes dizer o que têm de fazer e que eles já fazem muito!
Hoje olho para as minhas últimas duas semanas e vejo que a maior parte do meu tempo foi ocupado a escrever relatórios para o tribunal de menores e a fazer relatórios pedagógicos de pedidos de encaminhamento para psicóloga, quando o meu horário lectivo só contempla 1h30m por semana para a direcção de turma...
Ninguém sabe o que é vir para casa corrigir testes e fazer relatórios.. quando na boca de todos faço parte de uma classe que não faz nada e que só tem férias!
Eu não vou ao emprego de ninguém tirar-lhes as horas de almoço e os intervalos dizendo que é a única hora em que o posso fazer.. e se alguém chegasse na vossa hora de saída e vos tomasse 1hora do vosso tempo?... constantemente...
Hoje arrependo-me de ter tirado o curso que tirei e tenho em mim a certeza: não é isto que eu quero para mim..
Sobre a ministra.. nem vale a pena me pronunciar..
preciso de férias.. está quaseeee
preciso de um emprego novo.. alguém tem um para me oferecer?